quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Professor de Sistemas de Informação deficiente visual é aprovado para fazer doutorado.

Ricardo Reis.
Professor do Campus da UFC de Quixadá, Ricardo Reis, foi aprovado para fazer doutorado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na cidade Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ele é professor dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

Por ser uma unidade de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o processo de seleção do LNCC é muito concorrido. O LNCC é responsável por uma infraestrutura computacional de alto desempenho para a comunidade científica e tecnológica nacional.

Ricardo Reis faz parte do corpo docente da UFC oito anos, cinco como professor efetivo. Ele é graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia Química, ambos pela UFC. Mas para ele, a experiência do ensino foi a mais importante que a Universidade lhe proporcionou.

O professor da UFC sofre de retinose pigmentar, que é uma disfunção caracterizada pela degeneração progressiva de pigmentos da retina, que progride até a cegueira. Mas o avanço da doença de Ricardo tem sido relativamente lenta. Isso lhe permite ter alguma capacidade de enxergar, embora a visão esteja em fase bastante comprometida.

"Durante a graduação e o mestrado eu podia ler em tinta (papel impresso), mas já não podia ver o que o professor escrevia na lousa. Então comprei muitos livros. Foram meus grandes aliados", disse Ricardo. Atualmente, ele lê apenas em tablets e computadores devidamente configurados, o que fez trocar os livros por arquivos digitais.

Para atingir o objetivo, Ricardo passou por três dias de provas e uma arguição oral com quatro professores. Até o fim de janeiro, ele vai com a família para Petrópolis. O curso deve começar em março.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: