segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Guerra Cibernética: EUA x Coréia do Norte. O Brasil está preparado ?

Organograma do Sistema Brasileiro de Defesa Cibernética.
Como todos sabem está rolando uma guerra cibernética entre Estados Unidos e Coreia do Norte, iniciada por causa de um filme americano sobre o ditador norte-coreano. Hackers de alta capacidade estão agindo em ambos países primeiramente um ataque coreano em cima da Sony praticamente obrigado a empresa a não lançar o filme, por outro lado a relatos de que a internet da Coreia do Norte esteja sofrendo quedas gigantes devidos a ataque americano, no meio dessa confusão fica a pergunta:

O Brasil está preparado ou se preparando para uma eventual guerra cibernética?

Vamos lá, o país possuí o CiberDef (Laboratório de Defesa Cibernética) que conta com diversos Engenheiros da Computação, Mestre em Sistemas e Computação além de Doutores em Informática.

A Estratégia Nacional de Defesa (END), aprovada pelo Decreto no 6.703, de 18 de dezembro de 2008, considera que existem três setores estratégicos da Defesa: o nuclear, o cibernético e o espacial.  A partir de então, a defesa do setor cibernético foi considerada prioritária para o Exército Brasileiro. 

O Laboratório de Defesa Cibernética do IME (LabDCiber-IME) tem como principal objetivo proporcionar o ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades de C&T e RH voltadas para o setor cibernético. A formação especializada de recursos humanos na área, nos níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu,  é  promovida pelos seguintes cursos: Engenharia de Computação, Pós-Graduação em Sistemas e Computação (nível Mestrado)  e Pós-Graduação em Engenharia de Defesa (nível Doutorado).  Nesses cursos, disciplinas e linhas de pesquisa específicas estão em constante desenvolvimento para atender as demandas do setor cibernético.

O reforço no 'Exercito Virtual' brasileiro.

O Diário Oficial publicou a portaria Nº 2.777/MD, de 27 de Outubro de 2014, do Ministério da Defesa, criando assim o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) Brasileiro, uma iniciativa do governo para reforçar a estratégia de defesa cibernética nacional. Segundo a portaria, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) fica responsável por supervisionar a implantação do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e da Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber), subordinados ao Comando do Exército.

ComDCiber.
O ComDCiber e a ENaDCiber contarão com militares das três Forças Armadas, sendo que caberá ao Exército Brasileiro criar o chamado Núcleo do Comando de Defesa Cibernética (NuComDCiber) e o Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (NuENaDCiber), subordinados ao Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que serão os embriões do ComDCiber e do ENaDCiber. Aconteceu algo semelhante quando foi criado o CDCiber em 2011: primeiro criou-se um “núcleo”, ou seja, um grupo de trabalho, que posteriormente deu origem ao Centro como um todo.

Aos recém criados ComDCiber e ENaDCiber caberão organizar e executar os projetos governamentais de defesa cibernética, incluindo as medidas para efetiva implantação de uma defesa cibernética, a implantação de um Sistema de Homologação e Certificação de Produtos de Defesa Cibernética, o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos de defesa cibernética, e a criação de um negócio batizado de “Observatório de Defesa Cibernética”.

Estamos preparado? deixe seu comentário.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: