sábado, 1 de novembro de 2014

Trabalhadores de TI iniciam preparação da Campanha Salarial 2015.

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo (Sindpd) realizará o Seminário de Pauta da Campanha Salarial 2015 entre os dias 6 e 8 de novembro, na capital paulista. O evento conta com palestras de especialistas e tem o objetivo de debater o cenário atual da TI no Brasil, os anseios e as reivindicações da categoria para o próximo ano. 2014 foi altamente produtivo para o mercado de TI brasileiro, que conseguiu alcançar 3% do mercado global e, em 2015, deve ultrapassar países europeus. Levantamento feito pela Tech Pro Research mostrou que 45% das empresas vão aumentar seus investimentos em TI no próximo ano, ou seja, está prevista uma evolução de 5,7% nos gastos, que devem saltar de US$ 118,5 bilhões, em 2014, para US$ 125,3 bilhões, em 2015.

Os dados confirmam que o mercado de TI tem obtido desempenho de, no mínimo, o dobro do crescimento do restante da economia brasileira. Nos cálculos da consultoria internacional IDC, o mercado brasileiro de TI deverá avançar 9,2% este ano e terá desempenho similar ao registrado no ano passado, quando cresceu 9,5%. A previsão de crescimento está distribuída da seguinte maneira: softwares (11%), serviços de TI (10%) e hardwares (8%).

Com o crescimento contínuo do setor, a expectativa dos trabalhadores sobre o desenvolvimento da profissão nesse cenário positivo também aumenta, especialmente para consolidar os avanços e as conquistas que, em parte, ainda estão sub judice no Tribunal Superior do Trabalho. Para ampliar as questões que merecem prioridade na mesa de negociação, o Sindicato colocou à disposição dos profissionais de TI um email exclusivo para o envio de sugestões: sugestaodepauta@sindpd.org.br

O seminário faz parte do calendário anual do Sindpd para o início da campanha salarial dos trabalhadores em Tecnologia da Informação, no qual os diretores buscam informações, dados e elementos para aprimorar sua atuação. As palestras são fundamentais tanto na esfera institucional da Entidade como também na atuação política de seu corpo diretor.

Para ampliar sua capacitação política e social, os diretores contarão com palestras sobre a “Reforma Política”, ministrada pelo presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB/RS); “A recuperação do movimento sindical e a conjuntura atual”, ministrada pelo professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp e editor da revista Crítica Marxista, Armando Boito Jr.; “Metas enlouquecem o trabalhador”, que trata do assédio moral e que será ministrada pelo psicólogo Roberto Heloani; entre outras.

Após a elaboração da pauta de reivindicações, haverá o lançamento oficial da Campanha Salarial 2015, com a 18ª SindpdFest e realização das assembleias de aprovação da pauta na sede e em todas as regionais do Sindicato, a fim de estabelecer um diálogo com os trabalhadores. Esta iniciativa faz parte de processo de preparação, integração e discussão com a categoria sobre os assuntos de seu interesse para 2015.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com

‍



Geeks Online: