quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Profissional de TI está entre os 10 mais procurados do mundo, confira dicas para ser "achado".

Segundo pesquisa realizada pela ManpowerGroup, empresa multinacional de solução e gestão de pessoas, o profissional de TI está entre os 10 mais procurados no Brasil e no mundo. Para a analista de recrutamento e seleção da eWave do Brasil – que conta com serviço de RH especializado em TI e desde 2006 atua auxiliando empresas a encontrarem e contratarem profissionais da área –, Giovana Guimarães Piazzetta, há uma carência de profissionais no mercado, mas principalmente com a qualificação adequada.
 
“No mercado de TI, assim como em outras áreas, também é possível perceber um déficit na qualidade do profissional. Por isso, em nossos processos seletivos, buscamos recrutar aquelas pessoas que buscam sempre estar estudando e fazendo cursos, e vemos com bons olhos profissionais que tiram certificações”, comenta. Segundo ela, a exigência das provas de certificações – além de serem em inglês – contribuem para comprovar a qualificação do profissional.
 
Outro fator importante na área de TI é conhecimento específico avançado dentro de uma das inúmeras áreas que o setor engloba. A meu ver, esta carência esta vinculada a falta da capacitação dos profissionais de RH. “O universo de TI é um mundo totalmente à parte das demais esferas do mercado. São inúmeras tecnologias, nomenclaturas e atividades e os profissionais precisam especializar-se em determinada área e buscar a fundo o conhecimento teórico e prático do assunto, além de acompanhar as atualizações relacionadas a ele”, observa.
 
Apesar do conhecimento específico, cada vez mais o profissional de TI precisa se afastar do perfil antiquado estritamente técnico, que limitava o dia-a-dia ao trabalho no computador. “As empresas buscam profissionais que saibam trabalham em equipe, que consigam se comunicar com clareza e exatidão e tenham capacidade de negociar.”
 
Segundo Giovana, este especialista precisa saber discutir projetos com maleabilidade, encontrando juntos com as outras áreas da empresa, as melhores soluções de TI para a busca de bons resultados. “É necessário uma visão global de negócios, entendendo que a tecnologia é uma ferramenta que pode garantir mais competitividade para a empresa.”




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: