domingo, 23 de novembro de 2014

Hacker ou Cracker? Afinal quem é quem? Descubra.

Existe muita confusão sobre o assunto, pois os termos hacker e cracker são semelhantes, mas suas definições são bem amplas.
E não se preocupe se você ainda não sabe diferenciá-los, pois muitos profissionais da área de Tecnologia da Informação e Computação não conseguem diferenciar esses dois termos, e vamos incluir aqui imprensa sensacionalista brasileira, que também não sabe nada. Chegou a hora de saber tudo sobre hacker e cracker.

Os dois termos podem ser vistos como o lado bom e o lado negro da força tecnológica, mas sempre tem alguém em cima do muro, aí a coisa complica mais um pouco. Mas vamos com calma que você vai entender quem é quem, nessa história.

Hacker

Vamos começar pelos hackers que são os injustiçados
Graças a impressa, as pessoas têm uma visão errada sobre os hackers, que são rotulados como pessoas maléficas que roubam e usam informações para se beneficiar ou por mera diversão. Para fugir desses mitos, e esclarecer verdades importantes nesse ramo, vamos analisar detalhadamente em qual área atuam esses profissionais, como devem devidamente ser classificados, pois essa atuação exige um grau de estudos assíduo e bastante elevado.
O que é um Hacker?
Comumente abordado, inclusive pela mídia de forma errônea, o termo Hacker é na maioria das vezes tratado da maneira errada. Foi associado ao Hacker a imagem de influência burlaria que induz e recolher indevidamente informações para uso impróprio. Tratando ao Hacker com sua atribuição devida, pode-se dizer que ele é o indivíduo com uma grande e acumulada bagagem de estudos na tecnologia, ele elabora e modifica software e hardware, sempre em busca de novas tendências; adapta tecnologias ultrapassadas para novas tecnologias. Resumindo, ele é um expert no assunto Tecnologia x Computação x Redes. Utiliza seu conhecimento de forma benéfica, encontrando falhas de segurança e resolvendo-as. Grandes e pequenas empresas estão aderindo a esse tipo de profissional, principalmente na última década, em que a visão de segurança da informação tem-se ampliado e se tornado cada vez mais necessária. Aplicando seu alto nível de conhecimento específico a hardware e software eles tem a função de descobrir possíveis falhas de segurança e propor novas soluções. Fazendo uma analogia e uma correção muito justa, os hackers seriam os verdadeiros heróis dos sistemas sem segurança, eles conseguem identificar a vulnerabilidade de um sistema sem se aproveitarem das informações as quais têm acesso.
Hacker é distinto pela ética de seu profissionalismo.
Mesmo com acesso aberto ou restrito, ele consegue obter informações de nível de segurança comprometedores sem obter vantagem em algo, logo, ele utiliza consciência e ética. Essa é sua principal característica. Na maioria das vezes, esse tipo de indivíduo é extremamente autodidata, trabalham com softwares livres, com o código fonte aberto, são tradicionais e fiéis usuários Linux.

Mas se o Hacker é do bem, quem são os Crackers?

Alguma vez você já fez o download de um software e baixou o serial crackeado? Este é um excelente exemplo de como trabalham os Crackers. Eles os piratas da computação. Também conhecidos pelo profundo conhecimento na área do desenvolvimento e manutenção de computadores, possuem uma única característica que os difere e muito dos hackers, trata-se da falta de ética, esse tipo de indivíduo é calculista, aproveita-se de toda a sua bagagem e conhecimento, para invadir computadores, roubar informações preciosas e usá-las em prol de si mesmos, independentemente dos danos causados a outrem.

O termo cracker é realisticamente traduzido como quebrar, por isso que ás vezes você utiliza um programa com a Versão Teste (TRIAL) disponível por um período limitado de tempo, por tempo vitalício. Assim como o Hacker, o Cracker também possui habilidades de burlar sistemas, desbloquear senhas e invadir programas e redes. Usando seu poder oportunista, ao encontrar uma vulnerabilidade ele irá explorar potencialmente tudo que pode extrair em próprio benefício.

Quais cuidados tomar ao pesquisar sobre o assunto?

A invasão, roubo de senhas, e descriptografia de dados e informações chama a atenção de muitos, sejam profissionais ou não de informática, então seguem aqui algumas dicas quando precisar saber mais sobre esse assunto, a fim de evitar cair em uma armadilha e deixar seu computador ou conta desprotegida, pronta para um Cracker invadir. Muitos usuários comentem alguns erros esquecendo princípios básicos de segurança. Como os próprios Crackers sabem da curiosidade e da vontade de milhares de pessoas serem iguais a eles, eles deixam tutoriais em suas páginas, programas para download e outras inúmeras armadilhas para pegar os “curiosos” que não possuem muito conhecimento.
Para isso vamos aprender alguns conceitos básicos para não cair nessas armadilhas:
Nunca faça downloads ao realizar pesquisas sobre invasão
Não faça download de programas de testes em sites de invasão, geralmente as propostas de roubar senhas e invadir computadores é falsa e você se torna a vítima;
Desconfie de informações muito fáceis
Esse tipo de profissional é reconhecido pelo seu esforço e dedicação aos estudos por tanto eles não gostam de fornecer facilmente as informações que levaram anos estudando para adquirir;
Cuidado com as Redes Sociais
As redes sociais são as melhores iscas para roubar e instalar programas nas máquinas de pessoas inexperientes, eles utilizam páginas de captura de senha, páginas fake, onde o usuário na ânsia de saber a senha de alguém conhecido acaba testando com seu login e senha. Em casos como esse se recomenda criar ou utilizar perfil que não seja o seu.

Gírias da Tecnologia

LAMMER
Esse termo é utilizado de forma pejorativa, com o significado de pessoa ineficaz, trata-se do indivíduo que não tem conhecimento na área e tenta ser um cracker, tentando invadir sites através de tutoriais prontos na internet, são vistos com maus olhos pelos crackers e hackers. O grande preconceito que sofre é devido ao seu ego, ao conseguir uma simples invasão, se auto intitula como hacker.

NEWBIE ou NOOB

Esse termo é muito utilizado para usuários que são novatos na área de programação. O termo surgiu através de outro termo utilizado entre os militares norte-americanos “new boy”, esse termo era utilizado quando um novato militar ingressava no quartel. Sempre utilizado para reforçar a falta de conhecimento do indivíduo em uma determinada área.

SCRIPT KIDDIE

Significa garoto de scripts, também é um termo pejorativo usado para iniciantes de cracker inexperientes, geralmente possuem baixa faixa etária. Desenvolvem atividades relacionada a invasão de redes baseados em invasões feitas por indivíduos que realmente entendem do assunto.

Todo tipo de estudo é válido com tanto que se tenha consciência, e ética com as descobertas realizadas, desejo a vocês muita consciência e muita ética, estude e se dedique, e então será um profissional reconhecido e honrado.

Artigo de: Teciber




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: