segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Semana da Ciência e Tecnologia supera 35 mil atividades.

SNCT 2014.
A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) já tem 35 mil atividades cadastradas em 537 cidades de todo o Brasil, com envolvimento de 560 instituições. O número de atividades já supera a marca de 2013, quando foram registradas 34 mil, em 740 municípios. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que coordena o evento, o recorde tende a aumentar.

"Estamos no dia 19 de outubro, quando tecnicamente se encerra a SNCT, mas o que temos no momento ainda é um balanço parcial, porque, em virtude da realização do segundo turno das eleições, muitos estados e municípios vão, na verdade, começar a sua semana nacional nos dois últimos meses do ano", ressaltou o diretor de Popularização e Difusão de Ciência do MCTI, Douglas Falcão, em coletiva de imprensa ao lado do titular da Secis, Oswaldo Duarte Filho, em Brasília.

O secretário Oswaldo estimou que, em Brasília, 15 mil pessoas em média compareceram por dia ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, que abrigou a SNCT de segunda-feira (13) a este domingo (19). "Tivemos uma frequência muito forte de estudantes, de escolas públicas e privadas", comentou. "As crianças que vieram durante a semana trouxeram a família no sábado e no domingo."

Segundo Oswaldo, a SNCT 2015 bateu o recorde de área de montagem em Brasília, com 33 mil metros quadrados distribuídos por 192 expositores, e somou 70 horas de eventos últimos nos sete dias. A coordenadora do evento no Distrito Federal, Fernanda Pedrosa, informou que a unidade da federação registrou 1.344 das 35 mil atividades cadastradas.

Temática
Após visitar a SNCT em 15 cidades de seis estados, Douglas Falcão destacou o grau de envolvimento dos expositores com o tema de 2014 – "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social" – e o fortalecimento de uma rede entre as instituições responsáveis. "Além do êxito de transpor o conhecimento à sociedade, outro resultado interessante é o engajamento conjunto de institutos de pesquisa, universidades, instâncias municipais, estaduais e federais, organizações não governamentais e empresas privadas em prol da divulgação científica."

O diretor celebrou a tendência de prefeituras e governos estaduais estabelecerem oficialmente eventos paralelos à SNCT. "Cidades do Brasil inteiro, sejam grandes, médias ou pequenas, estão realmente formalizando por meio de portaria, ou decreto, a criação de semanas municipais e estaduais de ciência e tecnologia", contou. "Isso é extremamente importante, porque a divulgação da ciência acontece melhor onde existe estruturação institucional."

Sobre o tema de 2015, anunciado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, na abertura da SNCT em Brasília, Douglas reiterou o objetivo de alinhar o evento ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Luz, ciência e vida é uma proposta extremamente ampla, que pode ser abordada por disciplinas como biologia, química, física, história e filosofia", disse. "Esse tema vai facilitar a criatividade."

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
> Cel: +55 92 99329-7545
> Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

> Cláudio Florenzano, Diretor Executivo.
> E-mail: c.luciano20@gmail.com

‍



Geeks Online: