quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Carreiras de TI: Analista de Teste de Software.

Analista de Teste de Software.
O analista de teste tem como responsabilidade identificar possíveis mudanças na documentação dos testes (plano de testes, sumários, lista de defeitos, especificação suplementar, etc.), traçar o que será testado e quais os resultados são esperados, ou seja, possui atributos relacionados à criação de casos de testes (CTs), que devem ser executados pelo Testador, que por sua vez deve observar as condições e respectivos passos de testes documentados pelo analista de teste, evidenciando o resultado da execução. Analista de teste e testador é uma única pessoa que descreve os CTs (dados de entrada, regras de negócio e resultados esperados) e lidam com requisitos incompletos ou não documentados o mais cedo possível utilizando as primeiras versões disponíveis ao longo ciclo de desenvolvimento.

Por fim, o analista de qualidade.  Este responsável é um analista de testes com foco em processo de desenvolvimento e certificação de processos. Não valida o produto e sim o processo.

Para tornar-se um profissional da área é preciso ter ensino superior completo em Sistemas da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins. No curso de Ciências da Computação, por exemplo, encontra-se disciplinas como: Análise Numérica; Métodos Estatísticos; Engenharia de Software; Sistemas Operacionais; Modelagem e Simulação.

Para ser um bom analista de testes é necessário ter conhecimentos em simuladores, Java/J2EE, XML. Experiência com softwares específicos para a função, como o HP LoadRunner, também pode ser de grande importância. Outras competências favoráveis ao profissional são: habilidade de trabalhar em equipe, organização e boa comunicação.

Um analista de testes pode trabalhar em empresas públicas e privadas dos mais variados setores. A faixa salarial, para uma jornada de 40 horas semanais, varia entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00 mensais.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: