terça-feira, 7 de outubro de 2014

[Artigo] INCLUSÃO DIGITAL: Um desafio a ser superado.

Este artigo procura contribuir para a compreensão da dinâmica da inclusão digital tem como objetivo mostra que a inclusão digital é um processo que requer mais contribuição dos governos. A inclusão digital tem grande importância na vida de uma pessoa, e levam benefícios à sociedade, principalmente pessoas com baixa renda. A liberdade de ter acesso as tecnologias de informação é uma forma de manter todos informados, ou seja, é poder ter todo tipo de informação em apenas um clique, pode se dizer também que essa é uma definição de inclusão Digital, mas o que podemos ver hoje em dia é muito diferente, a realidade é outra, pouca coisa é feita para atingir as pessoas de baixa renda que é o principal público a serem beneficiados, pois eles estão as margens das tecnologias existente na atualidade. Para que isso aconteça às instituições sejam ela publicas ou privadas tem que investir na inclusão digital.

INTRODUÇÃO 

Inclusão digital não é somente disponibilizar computadores para todas as pessoas que necessitam e sim ensiná-las a utilizá-los, ou seja, para assim elas saberem como usufruir dos recursos tecnológicos existentes. (Geórgea Fonseca de Choucair Ramos, 2010). O governo e varias empresas falam diariamente em liberdade de acesso e inclusão digital, mas não existe a atenção necessária para que isso tenha os efeitos que são desejados por todos. Não adianta ficar só no papel tem que por em pratica. 

 A sociedade esta em uma grande revolução tecnológica da informação e da comunicação. Para receber toda essa revolução da informação, a escolar tem seu papel multiplicado, é necessário atribuir os processos de inclusão digital no ensino das escolas.  

 O Brasil é um país democrático então o certo seria ter todo o tipo de liberdade seja ela de informação, de opinião ou de expressão, pois isto é um direito que foi recebido depois de muitas lutas realizadas e como vai ser visto nesse artigo isso não é algo que ocorre com freqüência. 

Para a exclusão digital se transformar em inclusão digital, vai andar por um longo caminho aqui no Brasil, pois a exclusão que ocorre não é um fato isolado isso é somente uma das diversas consequência da má distribuição do poder e da rendo do país. 

DESENVOLVIMENTO 

O Brasil de hoje é um país onde os seus principais bancos têm os melhores sistemas de automatização a mais de 20 anos. Isso pode ser percebido diariamente no seu cotidiano, pois todos sabem usar um caixa eletrônico e sabemos também que as maiores experiências com eleições eletrônicas foram criação de brasileiros eles foram os pioneiros hoje temos o sistema, mais seguro de votação do mundo sem esquecer a declaração de imposto de renda pela internet. Então quanto, mais próximo o governo estiver dos cidadãos, mais inclusão digital ira existir nesse país.  (Brunazo Filho, 2013).  Com a velocidade que a evolução tecnológica vem ocorrendo junto vem a necessidade de melhorar a qualidade de vida da sociedade tanto no aspecto social, pessoal como também profissional. Por causa disso tem que ser adotadas metodologias de aprendizagem para que a sociedade tenha acesso a toda essa tecnologia e assim consiga usufruir todos os seus benefícios e a inclusão digital está aí para isso mesmo para tornar tudo isso possível. 

 Uns dos grandes desafios encontrados na atualidade para que não ocorra a inclusão digital é a má distribuição de renda e a baixa taxa de escolaridade. Pois um dos principais requisitos para que todos tenham acesso a internet e que tenham computadores ao acesso de toda a população sem esquecer a telefonia. Nestes dois requisitos o principal desafio encontrado pela população e a falta de recursos. 

Existem vários modelos que deram certo como alguns abaixo:

• Projeto garagem digital (Bess Stephens, 2002) 

Em parceria com as “Associações, uma empresa no ramo de informática desenvolveu o Programa de inclusão digital “Garagem Digital, que contribui para a formação de jovens de classes sociais menos privilegiadas, oferecendo recursos que os ajudam na integração social e no mercado de trabalho. 

• Criação de Tele centros (Ministério do desenvolvimento) 

Uma prefeitura no País criou um Tele centros que são espaços públicos de acesso à Internet, que oferecem cursos e permitem também o uso livre dos computadores. É um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios visando o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte e o estímulo à criação de novos empreendimentos.  

• Incentivos a inclusão Digital (Arede, 2013) 

O Prêmio ARede de Inclusão Digital, promovido pela revista ARede, por meio da Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Bit Social, tem por objetivo reconhecer e divulgar os melhores projetos que envolvam as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a inclusão social (internet, rádio, vídeo e meios multimídia). O prêmio pretende contemplar, anualmente, os melhores trabalhos desenvolvidos no Brasil, por iniciativa de empresas, diretamente ou por meio de fundações e institutos por elas mantidos; por organizações da sociedade civil, e pelo setor público (nos âmbitos federal, estadual e municipal). 

CONCLUSÃO

Contudo pode ser concluído com este trabalho que a inclusão social não é somente ter acesso a tecnologia e as suas utilizações. Ela esta ligada à motivação e à capacidade para a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) de uma forma que seja tanto empreendedora como critica ao mesmo tempo, sem esquecer que tem varias barreiras a serem superadas como má distribuição de renda, baixa taxa de escolaridade e limitação do próprio conhecimento.  

 Para que essas barreiras sejam quebradas são necessárias estratégias que possam facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação. Como pode ser vistos neste trabalho já existe alguns projetos que já estão sendo praticados e isso mostra que é possível cada um exercer seu papel como cidadão, tudo bem que o governo tem seu dever de exercer essas mudanças, mas a área privada pode e tem condição também de fazer sua parte.  

 É neste ponto que entra o verdadeiro papel da inclusão digital como um condutor para a inclusão social.


Artigo escrito por: 
Emanoel Correia Rocha Junior
Sistema de informação 4º período 
Unibalsas-Faculdade de Balsas
emanoel__junior@hotmail.com  




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: