quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ufal realiza concurso de aplicativos que facilitem informações governamentais.

A tecnologia a serviço do fortalecimento da democracia, assim pode ser considerada a iniciativa de organizar o primeiro concurso de aplicativos voltados para a transparência e a eficiência das ações governamentais. "Ter acesso aos dados do governo e saber interpretá-los corretamente é uma ferramenta importante para qualificar a participação do cidadão, por isso queremos estimular o desenvolvimento de aplicativos que possibilitem uma maior interação entre governo e sociedade", explicou o professor Ig Ibert Bittencourt, do Instituto de Computação da Ufal, um dos organizadores.

O 1º Concurso Apps.Gov faz parte das atividades do Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI), um evento que reúne pesquisadores e profissionais que atuam em Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Gestão da Informação. A 3ª edição do SBTI será realizada em Maceió, de 15 a 17 de outubro. "A iniciativa de trazer o evento para Maceió foi dos professores do Ifal [Instituto de Tecnologia de Alagoas], mas a Ufal participa na organização dos minicursos e do concurso de aplicativos", informou Ibert Bittencourt.

As inscrições para o concurso serão encerradas nesta próxima quinta-feira, 25 de setembro, às 23h55. O prazo final para entrega dos aplicativos é no dia 5 de outubro. Depois disso, uma comissão avaliadora escolhe os projetos e divulga os finalistas no dia 10 de outubro. A final do concurso e a cerimônia de premiação acontecem durante o Simpósio, no dia 15 de outubro. Os projetos devem estar relacionados ao tema central do evento que é Serviços inovadores utilizando dados governamentais. 

Serão consideradas quatro ênfases: serviços públicos inovadores para a melhoria da educação; acompanhamento e visualização de dados socioeconômicos; melhoria das atividades do governo; e serviços inovadores voltados ao cidadão, empresas ou a academia. As soluções podem ser desenvolvidas para a web, por meio de desenvolvimento de softwares interativos; para dispositivos móveis, que podem ser acessados de smartphones ou tablets com sistema operacional Windows Phone, Android, IOS ou BlackBerryOS; e ainda o desenvolvimento de infográficos que permitam a visualização e interpretação dos dados abertos dos governos, em todos os níveis. 

O concurso é organizado por representantes do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), do Instituto de Computação da Ufal, que são: Ig Ibert Bittencourt, Danila Feitosa, Judson Bandeira, Armando Barbosa e Williams Alcântara, e ainda representantes do Governo de Alagoas, como, Thiago Ávila, da Seplande e também mestrando do IC, Alyson Oliveira, do Itec, e Eduardo Ferreira, da Seplande. Os projetos serão avaliados, entre outros critérios, pelo nível de benefício que será oferecido ao público-alvo, além da criatividade e inovação do aplicativo, que deve ser simples e fácil de usar.

Para saber mais sobre o concurso e sobre o SBTI, acesse o site http://www.sbti2014.ifal.edu.br/




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: