sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ARTIGO: Baidu e cia um presente de grego que vem nos downloads.

Algumas empresas de internet faturam uma grana extra aproveitando-se da certa inocência de muitos usuários que avançam sem ler os termos.

Pior é para aqueles que usam sites piratas para fazer downloads, estão sujeitos as diversos scripts maliciosos que instalam a "força" plugins e antivírus que modificam seu navegador entupindo de propaganda chatas. Que da trabalho para remover.

Mas como NÃO instalar ?

A primeira dica é não baixar de site piratas, muitas vezes o download nem existe é apenas um atrativo para voce instalar esses programas chatos em seu navegados, já que eles devem pagar a esses sites por cada instalação.

Mas e esses sites conceituados de downloads?

Em sites que realizam downloads seguro é só prestar atenção na seguinte coisa, abaixo do botão de download tem a opção "Baixar com instalador" e "Sem instalador". Marque a opção "Sem instalador" é nele que vem Baidu e cia.

Mas eu cliquei "com instalador" e agora?

Mesmo com o instalador voce ainda tem chances de evitar de instalar programas ocultos e chatos, como vamos ver nas imagens a seguir:

Realizamos a simulação de instalação de um programa, e optamos pelo instalador do site para isso.

O instalador pede 4 passos para instalarmos o aTube Catcher que é nosso programa de interesse nessa simulação, é nesses passos que mora o perigo, na figura abaixo logo no segundo passo aparece o "Astromenda" ainda fazem a gentileza de apresenta-lo, muitas pessoas não leem e clicariam em aceitar e já teriam o primeiro incômodo a vista instalado. 


 Para não instalar esse programa marque aquela caixinha pequenina "avançado" e faça como na figura a seguir:



Ao clicar em avançar eles trocam a maneira de instalação, o que leva muitos usuários ao erro, na figura abaixo certamente voce não clicaria em "não aceito" por achar que iria cancelar o seu download. O que na verdade é um equivoco, é correto clicar nessa palavra assim voce evita de instalar mais um programa oculto dessa vez o "PenneBee" como na figura abaixo: 


Alguns instaladores fazem jogo duro e na tela seguinte aparece novamente a mesma imagem como a de acima, mas com outro programinha chato, faça a mesma coisa clique em não aceito e finalmente faça seu download original, ufa! recapitulando: Para evitar todo esse trabalho antes de clicar em baixar marque a opção sem instalador!

Existem sites que mesmo sem gerenciador de instalação, jogam esses programas ocultos em seu computador, o segredo é clicar sempre na palavras: Instalação Avançada ou Personalizado e desmarcar tudo.

Por: CBSI - Suporte de TI.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: