terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Novo Comitê de Inteligência Cibernética visa incentivar setor no Brasil

Novo Comitê de Inteligência Cibernética visa incentivar setor no Brasil
Novo Comitê de Inteligência Cibernética visa incentivar setor no Brasil
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – regional São Paulo (Assespro-SP), em parceria com o Instituto de Inteligência Cibernética do Brasil (IIC), lançou nesta segunda-feira (19) o Comitê de Inteligência Cibernética. O objetivo é monitorar o ecossistema cibernético e ser referência para associados, empresas e entidades interessadas no assunto, assim como beneficiar toda a sociedade, influenciando no desenvolvimento de políticas privadas e públicas.

Na carta de registro de lançamento do comitê apresentada por seus dirigentes, estão indicados seis principais objetivos:

1. Debater e apresentar temas que impactam o ecossistema digital prioritariamente nas áreas de segurança e defesa cibernética, novas tecnologias (IA, IoT, indústria 4.0, Deep Learning, etc), políticas privadas e públicas, bem como o impacto nos negócios em um mundo interconectado.

2. Planejar e desenvolver ações de capacitação de pessoas no tema inteligência cibernética, educação e acessibilidade digital;

3. Discutir e desenvolver ações de integração de negócios no ambiente cibernético;

4. Desenvolver ações nos temas inclusão e acessibilidade digital;

5. Desenvolver ações de divulgação em revista, notícias, eventos e orientação para as empresas associadas da Assespro-SP e a sociedade em geral;

6. Conscientizar tomadores de decisão, diretores e gerentes de empresas associadas e a sociedade como um todo sobre a relevância do fator humano nas atividades cibernéticas e nos negócios.

Atividades

Diversas ações foram definidas como práticas do Comitê de Inteligência Cibernética, tais como: promover reuniões mensais com participantes, apresentações de convidados e empresas interessadas na discussão e conscientização sobre o tema Inteligência Cibernética; realizar evento com a participação do W3C, associados e público externo; Hackathon de inteligência cibernética e negócios; atividades de educação, com criação de metodologia e implementação do programa “Uso Seguro da Internet e de Novas Tecnologias”, que poderá ser adotado por escolas da cidade de São Paulo do ensino fundamental da rede privada e pública; entre outras.

O Comitê de Segurança da Internet será presidido por Rogério Winter, diretor substituto e Chefe da Divisão de Relações Institucionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, com mais de 20 anos de experiência na área de Segurança da Informação, atuando principalmente nos temas: guerra cibernética, guerra eletrônica, comando e controle, segurança de redes de computadores, entre outros.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: