quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

USP inaugura laboratório de pesquisa em internet das coisas

USP inaugura laboratório de pesquisa em internet das coisas
USP inaugura laboratório de pesquisa em internet das coisas
Coisas plugadas

A Universidade de São Paulo (USP) inaugurou a Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas, no campus Cidade Universitária, em São Paulo.

Internet das coisas (ou IoT, na sigla em inglês) é o nome dado à tecnologia usada para conectar objetos como roupas, veículos e eletrodomésticos à internet, formando uma rede capaz de coletar e transmitir dados com os mais diversos objetivos.

De acordo com a USP, a Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas conta com equipamentos de última geração para o desenvolvimento de protótipos, cabeças de série e produtos inovadores.

A Central será disponibilizada para a comunidade científica, empresas incubadas, startups e outras iniciativas científicas e empresariais voltadas para a inovação.

Plano Nacional da Internet das Coisas

A criação do laboratório está inserida no contexto do Plano Nacional da Internet das Coisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), que visa acelerar a implantação da internet das coisas como instrumento do desenvolvimento nacional.

No plano proposto, foram identificados quatro ambientes prioritários: cidades, saúde, agronegócio e indústria.

A Central Multiusuário é ligada ao Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (Citi) da Escola Politécnica (Poli) da USP, núcleo que desenvolve atividades de pesquisa para promover a inovação no contexto de tecnologias de comunicação e informação.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: