terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Como impressionar em uma entrevista de emprego para vagas de tecnologia?

Como impressionar em uma entrevista de emprego para vagas de tecnologia?
Como impressionar em uma entrevista de emprego para vagas de tecnologia?
O mercado de tecnologia está aquecido e promete ser um dos que mais vai contratar nos próximos anos. Um levantamento realizado pelo Gartner aponta que o mercado global de tecnologia da informação está projetando um crescimento de 4% em 2018. Apesar das oportunidades, os profissionais precisam estar atentos para não derrapar durante a entrevista. Por isso separei algumas dicas para os que desejam impressionar ao longo do processo seletivo para vagas de tecnologia. 

#1 Comportamento – Pessoalmente, enquanto recrutador do setor de tecnologia, eu levo muito em consideração o perfil comportamental do candidato. Antes de começar a buscar os candidatos ideais, nós costumamos fazer, junto com o cliente, um briefing detalhado da vaga. Esse briefing contém não só informações técnicas, mas também os valores do nosso cliente, a cultura empresarial e as características pessoais que são esperadas da pessoa que irá sentar na cadeira da vaga. Alguns exemplos são: pro atividade, flexibilidade, resiliência, força de vontade, criatividade, liderança, trabalho em equipe, entre outras. Aptidões técnicas são mais fáceis de desenvolver, já o perfil pessoal e comportamental não. Durante a conversa é comum o entrevistador provocar perguntas para encontrar esses indicadores de comportamento. Portanto, minha primeira dica é: seja autêntico e mostre para o recrutador quem você é de verdade, quanto mais próximo seu perfil comportamental estiver da vaga em questão, mais chances você terá de consegui-la. 

#2 Comunicação – A melhor maneira de impressionar é ter uma boa comunicação interpessoal. A habilidade de fazer a conversa fluir é para poucos e impressiona muito no mercado de TI. Falar com propriedade quando a conversa estiver no nível técnico, mas também saber traduzir quando for preciso. Saber falar de diversos assuntos e demonstrar conhecimentos gerais amplos são grandes diferenciais, principalmente para os que desejam crescer na carreira de tecnologia e alcançar vagas de liderança e gestão. Seja sincero em suas respostas, demonstre segurança sobre o assunto e mantenha o tom de voz firme e claro, mas tomando cuidado para não exagerar no volume. 

#3 Tenha um objetivo claro - Não perca o foco das perguntas que estão sendo feitas. Impressione respondendo o que está sendo perguntado de forma breve e objetiva, mas cuidado para não ser monossilábico, respondendo apenas “sim” ou “não”, explique o seu pensamento, mas sem muitos rodeios. Outra coisa muito importante é acumular o máximo de informação sobre a vaga e a empresa, além de demonstrar que o que está sendo oferecido tem sinergia com o seu objetivo de carreira. Estar preparado significa que você tem interesse pela empresa e pela vaga. Demonstrar entusiasmo e energia em todas as fases do desafio fala muito sobre seu interesse em abraçar o desafio. No momento da entrevista esqueça os seus problemas e coloque todo o seu foco na conversa. Essa presença plena pode mudar a sua carreira e a imagem que você está transmitindo.

#4 Não tenha medo – Não tenha medo de falar sobre coisas que não deram certo, o entrevistador leva muito em conta o fato do candidato reconhecer seus pontos fracos e identificar os erros que cometeu. Isso demonstra autoconhecimento e vontade de fazer as coisas acontecerem, ainda que tenham surgido obstáculos. O problema não está no fracasso, mas no modo como você conta essa experiência. Faça perguntas sobre a vaga, empresa ou sobre o processo seletivo. Pergunte sobre aquilo que é importante pra você, esse interesse vai deixar a impressão que você estudou e que se importa com a sua carreira.

#5 De olho na imagem que passa - Não tenha medo de falar sobre a sua vida pessoal se você identificar algo em comum com seu entrevistador. Tente transmitir um pouco de quem você é fora do trabalho e das coisas que são importantes para você. O entrevistador precisa entender quem você é e se você e seus valores combinam com os da empresa. Mas tenha cuidado na hora de se comunicar durante o processo seletivo. Ainda que você precise declinar de um processo, mostre seus pontos e o quanto você agradece por aquela oportunidade. A gente nunca sabe o dia de amanhã e, mais tarde, você pode querer que esta empresa volte a procurá-lo. Por isso, sempre se preocupe em deixar uma boa impressão. 

Apesar dessas dicas serem um guia prático de como impressionar, não adianta seguir a cartilha se a maneira como você se comportar não transmitir verdade. Mais uma vez, se eu pudesse dar uma única dica, eu diria: seja você mesmo. Em vagas para tecnologia o mais difícil é encontrar equilíbrio entre as características técnicas e comportamentais. Identifique quais são fortalezas e pontos a desenvolver e trabalhe constantemente para encontrar o equilíbrio entre as duas coisas.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: