quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Top 5 das linguagens de programação mais populares de 2017

Top 5 das linguagens de programação mais populares de 2017
Top 5 das linguagens de programação mais populares de 2017
O ano está acabando e você sabe quais foram as linguagens de programação mais utilizadas/populares neste ano? isso é algo interessante de se saber, pode te ajudar a escolher uma linguagem para estudar. Claro que isso varia da região que você mora, do que a sua empresa geralmente usa, dentre outros fatores.

Vamos tomar como base dois sites que avaliam a popularidade das linguagens, o TIOBE e o IEEE Spectrum, e vamos listar aqui as cinco principais do ranking.

Nos dois sites houveram similaridade nas linguagens, porém, em posições diferentes, como podemos ver mais pra frente.

O primeiro ranking é do site TIOBE Index, mantido por uma empresa de mesmo nome, onde todo mês o ranking é atualizado.

Em quesito de posição, as primeiras linguagens não tiveram muita diferença de colocação nos últimos meses. Podemos ver também uma comparação entre o mês de novembro deste ano em relação a novembro do ano passado, onde somente as linguagens Python e C# trocaram de posição.

1) JAVA

2) C

3) C++

4) Python

5) C#

O segundo ranking é do site IEEE Spectrum, uma revista de tecnologia, onde os rankings são criados por ponderação e combinação de 12 métricas de 10 fontes. Neste site você pode ver o ranking das linguagens separados por segmentos como web, mobile, enterprise, desktop, entre outros.

1) Python

2) C

3) JAVA

4) C++

5) C#

Agora vamos abordar sobre as cinco linguagens mais utilizadas. Claro que tem muitas outras que também são bem utilizadas, mas para este artigo não ficar extenso, vamos limitar dessa maneira a nossa avaliação.

Como nos rankings as posições estão diferentes, vamos abordar por ordem alfabética.

C

O C é uma linguagem de programação voltada ao desenvolvimento de sistemas embarcados. Por ser muito rápido e poderoso, ele é muito requisitado principalmente no ramo de telecomunicações. Com ele podem ser desenvolvidas várias coisas como sistemas de usuário, sistemas operacionais e até mesmo outras linguagens de programação.

C++

O C++ é um aprimoramento da linguagem C, mas com elementos de orientação a objetos. É recomendada principalmente para desenvolvimento de sistemas para desktop e games. Assim como a linguagem C, ela pode ser utilizada para desenvolvimento de sistemas embarcados, sistemas operacionais etc.

C#

O C# é a principal linguagem de programação da Microsoft, fazendo parte do framework .NET, onde você pode criar desde serviços e plataformas web como também aplicativos para celular.

Java

Não é segredo para ninguém que o Java é a linguagem de programação orientada a objetos mais utilizada, seja para desenvolvimento web ou mobile.

Python

O Python é uma linguagem bastante utilizada por ser orientada a objetos, multiplataforma e de alto nível. Ela pode ser utilizada em aplicações web, inteligência artificial, computação científica. Com o Python você consegue atingir praticamente todo o mercado de programação: web, mineração, controle de máquina, servidor, desktop etc.

Fonte: TreinaWeb




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: