quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Inteligência Artificial descobre novo sistema solar com 8 planetas pela 1º vez.

Um oitavo planeta foi encontrado em um sistema solar distante. Os cientistas descobriram, pela primeira vez, um oitavo planeta (chamado Kepler 90i) no sistema Kepler-90 que está a 2.545 anos-luz de distância - igualando com nosso próprio sistema solar que contém oito planetas conhecidos. Kepler confirmou que outras estrelas podem ter grandes quantidades de planetas em órbita, como nosso próprio sol.

Esta descoberta foi feita através do uso de um programa de IA de "rede neural" desenvolvido pelo Google.

Christopher Shallue, engenheiro sênior de software do Google IA em Mountain View, Califórnia, explicou como as redes neurais são softwares que podem ser treinados para reconhecer padrões e diferenciar objetos.

Transformar a tecnologia nas descobertas da sonda Kepler significa que os pesquisadores estão pegando planetas que de outra forma poderiam ter sido nunca descobertos.

"Para treinar nossa rede neural usamos 15.000 sinais de dados da sonda Kepler que já haviam sido examinados", disse Shallue.

Pesquisando 672 estrelas, o programa de inteligência artificial conseguiu capturar sinais de dois novos planetas em Kepler-90.

Novo sistema solar não deve abrigar vida

Apesar da descoberta fenomenal, o sistema solar Kepler-90 não deve abrigar vida alienígena, o planeta descoberto apelidado de Kepler 90i orbita sua estrela a cada 14 dias, e deve ter uma temperatura de 426º em sua superfície.

Fonte: NASA

> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍