segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Edward Snowden lança app que transforma seu celular em um sistema de segurança

Edward Snowden lança app que transforma seu celular em um sistema de segurança
Edward Snowden lança app que transforma seu celular em um sistema de segurança
Edward Snowden, ex-analista de sistemas da NSA e principal ativista em questões de vigilância digital, acabou de lançar o Haven, um aplicativo Android que transforma seu celular em um sistema de segurança.

O Haven faz uso de todas as funcionalidades do celular para detectar algum distúrbio no ambiente: câmeras, acelerômetros, giroscópios e microfones. Caso alguém invada seu apartamento, casa ou quarto de hotel, o Haven vai detectar e tirar fotos dos intrusos, enviando-as para o usuário. Para nós, cidadãos comuns, o app será mais usado em fins domésticos, mas jornalistas e ativistas políticos que estão sendo perseguidos por agências de inteligência ou por governos autoritários se sentirão mais seguros com o aplicativo, que pode detectar uma revista ilegal ou a instalação de softwares de vigilância em computadores.

Como Snowden preza pela segurança digital acima de tudo, o Haven envia os registros para o usuário de forma encriptada e podem ser acessados de forma anônima e remota através de um servidor Tor que não pode ser rastreado.

Conversando com o Wired, Snowden disse:

Imagine se você tivesse um cão de guarda que pode ser levado para hotéis e deixados no quarto quando você não está lá. Imagine ele testemunhando tudo que acontece e criando um registro disso. Agora você pode pegar todos esses sensores disponíveis em todos os celulares — os acelerômetros, sensores de luz, câmeras, microfones — e fazer com que eles trabalhem para você e só você. Se você é a polícia secreta que está sumindo com as pessoas, o Haven deixa tudo mais arriscado. Agora você precisa se preocupar com o fato de qualquer celular pode ser uma testemunha.

A versão beta do Haven está disponível na Google Play Store. O software foi desenvolvido por Snowden e pelo analista de sistemas e jornalista Micah Lee em parceria com a Freedom of the Press Foundation e a ONG Guardian Project.

O Jovem Nerd News testou o beta do app. Nele, os usuários podem configurar a sensibilidade de todos os sensores do smartphone. Com todos eles capturando qualquer distúrbio, o registro de atividades vai à loucura, detectando qualquer barulho ou alteração na posição do celular. O Haven também permite que o usuário receba SMSs em outros números. As mensagens mostram os registros que foram obtidos pelo aplicativo.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: