sábado, 16 de dezembro de 2017

Algumas profissões futuristas de TI que devem estar em alta até 2030

Algumas profissões futuristas de TI que devem estar em alta até 2030
Algumas profissões futuristas de TI que devem estar em alta até 2030
Um levantamento feito pela consultoria Michael Page aponta as carreiras que vão estar em alta até 2030, em função das mudanças no ambiente de trabalho. De acordo com o diretor-executivo da companhia, Ricardo Basaglia, nove profissões devem entrar em demanda até 2030, muitas delas quase desconhecidas. A ciência de dados fica mais em alta do que nunca. Confira quais são e por que:

“Hacker” genético

Tal como o consultor de genoma, o especialista em genética será responsável por criar melhoras no nível celular e microbiológico do ser humano. Isso já acontece no agronegócio, principalmente para o cultivo de transgênicos.

Segurança virtual

“De modo geral, as grandes legislações, tratados e acordos políticos e de direitos humanos, foram concebidos para o mundo físico e para as relações pessoais no mundo concreto. O policial digital será treinado para investigar fraudes, furtos, distorções, quebra de reputações, formação de quadrilhas, tráficos em diversas escalas – em suma, crimes que ocorrem em nível virtual, por meio de dados, algoritmos e software”, pontuou o executivo da Michael Page.

Especialista em simplicidade

O objetivo deste profissional será de “simplificar processos, serviços e até produtos” em um contexto de milhões de dados em todos os lugares. Segundo o diretor, isso já acontece no mercado financeiro e em fintechs, mas, no futuro, deve se expandir para todas as indústrias.

Assessor de aprimoramento pessoal

Alguns profissionais desse setor já são conhecidos hoje em dia: profissionais de coaching, mentoring e instrutores de mindfulness, que têm como objetivo melhorar a memória, foco, atenção e tomada de decisões de quem consulta. No futuro, outras atividades além destas podem surgir – e vão oferecer serviços mais “precisos e personalizados” a partir do uso de ciência de dados para isso. “Talvez o aprimoramento pessoal ande em paralelo a cursos de pós-graduação e ganhe o status de atividade de formação, necessária para o crescimento das pessoas”, comentou Ricardo Basaglia.

Programadores de entretenimento pessoal

Esse profissional já tem atuação hoje, por trás de empresas como o Google, Facebook e Amazon, identificando os hábitos de consumo dos usuários para posteriormente oferecer produtos. “No futuro haverá profissionais para ajudar em atividades de entretenimento, mas em nível muito mais particular, plural e personalizado”, disse.

Consultor de genoma

Os avanços na pesquisa de DNA permitirão extrair informações do genoma de bebês, ainda durante a gestação, e ter acesso a dados de desenvolvimento físico, características genéticas e até sobre sua saúde.

“A função do ‘consultor de genoma’ poderá ser tão comum quanto a do pediatra é nos dias de hoje. Não há aqui nenhuma comparação de campos de estudo, apenas uma constatação de uma função que será altamente demandada pela sociedade em pouco tempo, disse Ricardo.

Consultor de longevidade

Em 2015, a expectativa de vida do brasileiro estava em uma média de 74,6 anos, de acordo com o Banco Mundial. Nos Estados Unidos, a expectativa média era de 78,7. Com esse constante aumento da longevidade do ser humano, em pouco tempo serão demandados profissionais especializados em serviços, técnicas e orientação sobre longevidade, capaz de tornarem a terceira idade “mais saudável”.

“O conceito de terceira idade está desaparecendo, pois a sociedade vai demandar lazer, vigor, beleza e entretenimento, saúde, relacionamentos, consumo e interações na medida em que a vida se alonga”, explicou o diretor.

Curadores de sustentabilidade

Entre as melhorias que o campo da sustentabilidade deve ganhar no futuro estão os programas capazes de prever efeitos e desastres climáticos, como furacões, secas e inundações. Com o desenvolvimento da realidade aumentada, biólogos, geólogos, químicos e ambientalistas poderão identificar e estudar os fenômenos naturais em tempo real.

Especialistas em gestão de resíduos

“Cuidar da produção de resíduos será determinante para o nosso sucesso na experiência de viver no planeta e evitar não apenas degradação ambiental, mas o desperdício de fontes de energia e potencial criativo da reciclagem. A gestão de resíduos vai demandar tecnologia de ponta, estrutura de pesquisa, armazenamento e até de negociação, a partir do momento em que os nossos resíduos possam dar forma a novos componente”, completou Basaglia.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: