terça-feira, 19 de dezembro de 2017

46% dos profissionais acham que as empresas não estão preparadas para a transformação digital

46% dos profissionais acham que as empresas não estão preparadas para a transformação digital
46% dos profissionais acham que as empresas não estão preparadas para a transformação digital
Quase metade dos profissionais acreditam que as empresas onde trabalham não estão preparadas para a transformação digital. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Michael Page, empresa de recrutamento executivo de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o levantamento da consultoria, 46% dos respondentes apontaram que as companhias onde atuam não estão prontas para o processo de digitalização. Outro dado da pesquisa mostra que três (31%) em cada dez empresas não acompanham a velocidade digital do mercado.

A pesquisa foi realizada em outubro deste ano contando com a participação de 300 executivos de alta e média gerência para entender como as empresas lidam com a transformação digital.

O levantamento também procurou saber se as empresas passariam por uma transformação digital nos próximos dois anos. De acordo com 82% dos respondentes, as companhias onde trabalham devem passar por esse processo ante 18% que não acreditam nessa possibilidade.

A pesquisa buscou entender se a transformação digital seria capaz de aumentar a produtividade dos profissionais. A maior fatia dos respondentes (27%) acredita no aumento de 50 a 80%. Para outros 26%, essa mudança deve impactar a produtividade entre 30 e 50% enquanto 18% acreditam em impacto superior a 80%. Há um grupo de 15% apostando em aumento total (100%) e outros 11% indicando ganhos de 10 a 30%. Uma parcela de 2% acredita em melhorias de até 10% e, para 1%, nada deve acontecer.

Outros aspectos foram identificados no levantamento. Nove em cada dez respondentes apostam que a transformação digital mudará sua rotina de trabalho e afirmam também que sua posição não poderá ser substituída por robôs. Os executivos apontaram que as áreas de TI e Marketing lideram a transformação digital nas empresas onde atuam. E, ainda, 58% consideram a área de Digital extremamente importante na companhia.

Demanda por executivos da área digital cresce 50%

As empresas não têm poupado esforços para buscar no mercado profissionais especializados no ambiente digital. De acordo com dados da Michael Page, a procura por analistas, especialistas, coordenadores e gerentes cresceu 50% até outubro deste ano. Ainda de acordo com a consultoria, os cargos mais demandados em Digital foram nas áreas de User Experience, Marketing de Performance, e de Transformação Digital.

O salário médio para executivos desses níveis está em torno de R$ 15 mil. O profissional que ainda busca espaço no mercado digital ainda tem espaço para fazer essa transição.

Para quem ainda pretende migrar para esse universo, a consultoria indica quais devem ser os cargos mais demandados nos próximos anos. Posições mais seniores como CDOs (Chief Digital Officers), gerentes seniores de performance, gerentes seniores de UX e customer success managers serão os mais demandados.

Fonte: TI Inside




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: