segunda-feira, 10 de julho de 2017

Autor do 'velho Petya' divulga chave mestra para recuperar arquivos.

Autor do 'velho Petya' divulga chave mestra para recuperar arquivos.
Autor do 'velho Petya' divulga chave mestra para recuperar arquivos.
O autor do vírus Petya publicou um tuíte com um link para um arquivo e uma charada que fazia referência ao filme "007 Contra GoldenEye". Especialistas conseguiram resolver a charada e descobrir que o arquivo se trata de uma chave aparentemente capaz de decifrar todos os arquivos sequestrados pelas versões antigas do vírus Petya.

A chave não consegue fazer nada com os arquivos criptografados pelo "novo Petya", também chamado de ExPetr. O ExPetr é o vírus que infectou diversos computadores na Ucrânia cujos responsáveis publicaram um pedido de resgate de R$ 850 mil pela chave mestra equivalente do novo vírus.

Diversos especialistas, incluindo analistas de vírus da Kasperky Lab e da Malwarebytes, apontam que o novo vírus é bastante diferente do Petya anterior. É possível, inclusive, que o ExPetr não seja de fato um vírus de resgate, mas sim um vírus "wiper" - que destrói arquivos e o sistema operacional sem intenção de permitir recuperá-los. 

O comportamento de vírus de resgate, nesse caso, seria apenas um disfarce adotado pelo ExPetr para ocultar suas reais intenções.

A atitude do autor do Petya original acrescenta mais uma reviravolta no ataque que atingiu a Ucrânia e engrossa a lista de indícios de que o novo vírus não tem relação com nenhum ataque já realizado. Autoridades ucranianas culpam a Rússia pelo ocorrido, assim como por dois outros ataques cibernéticos contra o país que causaram apagões elétricos em 2015 e 2016.

Apesar de curiosa, está não é a primeira vez que um autor de vírus de resgate toma a atitude de liberar a chave. O autor do vírus TeslaCrypt fez a mesma coisa após o contato de um especialista antivírus.

O Petya é um vírus de resgate criado no início de 2016. Suas primeiras versões apresentavam falhas de programação que permitiam a recuperação dos arquivos. A versão 3, também chamada de "Goldeneye", eliminou esses problemas. Quem foi infectado pela versão 3 do vírus, porém, agora também terá uma chance de recuperar os arquivos. 

O Petya era alugado pelo autor para outros criminosos, que então faziam uso do vírus. O ExPetr seria uma adaptação "pirateada e extendida" do Petya original.

O ExPetr, embora tenha algumas semelhanças com o Petya, utiliza uma chave diferente. Além disso, nos casos em que o vírus regrava o setor de inicialização, a chave que seria capaz de recuperar os arquivos é aparentemente destruída durante o processo, o que impede a recuperação dos arquivos nesses casos.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: