quinta-feira, 29 de junho de 2017

Microsoft confirmou que parte código do Windows 10 foi roubado.

Microsoft confirmou que parte código do Windows 10 foi roubado.
Microsoft confirmou que parte código do Windows 10 foi roubado.
A notícia surgiu no final da passada semana e dava conta de que 32TB de código do Windows 10 tinha sido roubado e tornado público. Confrontada com esta informação, a Microsoft já veio confirmar que efetivamente o código que foi tornado público faz parte do Windows 10, mas é apenas uma ferramenta usada pelos parceiros e OEMs. Alertou também que o volume de dados é muito menor do que o indicado inicialmente.

A publicação do suposto código da Microsoft terá acontecido na passada sexta feira no site betaarchive.com e abrangeria várias builds internas do Windows 10, o código dos drivers PnP, a pilha USB e Wi-Fi, drivers de armazenamento e até o kernel do futuro Windows 10 ARM. Esta informação ocuparia 32TB de espaço.

Esta informação foi confirmada pela Microsoft, mas tem uma grande alteração. A empresa revelou que efetivamente o código é seu, mas que é o Shared Source Kit, uma parte de código que os seus parceiros e OEMs usam. Há também uma diferença grande no volume de dados, que afinal é de apenas 1,2GB.

Apesar de ser crítico para a Microsoft que esta fuga tenha acontecido, a verdade é que o código que foi revelado está já na posse de muitos parceiros e outros elementos, não sendo por isso algo que seja um segredo dentro da empresa.

Entretanto, e desde que a notícia foi tornada pública, o site betaarchive.com já removeu o código que estava público, tendo-o entregue à Microsoft para avaliação.

O criador do site revelou que não sofreu qualquer pressão por parte da Microsoft e que a decisão de remover os ficheiros foi sua, não havendo para já uma data para que regresse.

Há, no entanto, muita informação cruzada e errada desde que a notícia foi dada pelo jornal The Register. Nem o código disponibilizado é realmente aquele que foi indicado e nem tão pouco o volume de dados é o correto. Inicialmente foi apresentado como sendo de 32TB e afinal limita-se a apenas 1,2GB.

Via: PplWare




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: