terça-feira, 6 de junho de 2017

Mais de 70% das empresas no Brasil usam algum software open source.

Mais de 70% das empresas no Brasil usam algum software open source.
Mais de 70% das empresas na América Latina usam algum software open source — principalmente para o desenvolvimento de banco de dados, aplicativos, plataformas web e sistemas operacionais — e 8% estão prestes a implantar a tecnologia em suas companhias.

Os dados são de uma pesquisa ecomendada à IDC Latam pela Red Hat,  fornecedora de software livre e distribuições Linux. Intitulado “Perspectivas de Cloud e Open Source na América Latina”, o levantamento foi realizada com 178 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, entre fevereiro e março deste ano.

Com a maior representatividade na pesquisa (34%), seguido de México (14%), Colômbia (17%), Chile (13%), Peru (12%) e Argentina (11%), o Brasil foge dos dados globais por apresentar a maior porcentagem de adoção do open source: 73%. Mas a aceitação do modelo de software entre as empresas brasileiras é ainda maior, pois 7% estão testando a implantação, 7% estão testando e tendem a implantar e 5% pensam em realizar a implantação nos próximos 12 meses.

Os principais desafios para a adoção do modelo, segundo as companhias ouvidas, seriam a sustentabilidade do projeto em longo prazo (62%), a incerteza com relação ao suporte do provedor (51%) e a falta de recursos especializados (47%).

Redução de custos

Segundo o gerente do programa de serviços de TI da IDC, Waldemar Shuster, os três principais motivos para a adoção de software open source são redução de custos (52%), independência de provedor (46%) e capacidade de personalizar o código-fonte para desenvolver aplicativos (41%). “Ao optar pelo open source, a maioria das empresas busca diminuir os gastos com melhoria da infraestrutura, uma maneira de se adequar à transformação digital”, resume.

Sobre o armazenamento de informações na nuvem, a pesquisa identificou que mais da metade das empresas (52%) usam cloud pública ou privada, com investimento de 27% do orçamento total. As estratégias estão concentradas no "tudo na cloud" (cloud first) ou "cloud em toda a empresa" (uso difundido). Os maiores benefícios são observados nas áreas de TI, vendas e marketing, e administração e finanças, principalmente em aplicações comerciais.

No caso do OpenStack,  plataforma de código aberto que tem o objetivo de facilitar a migração das aplicações e dados para a nuvem,  51% das empresas disseram confiar no sistema obter vantagens competitivas quanto à infraestrutura, acelerar a capacidade de inovação e ter maior eficiência operacional. As ferramentas mais conhecidas são PHP-Opencloud (63%), Wrote your own (37%) e OpenStack Client (34%).

“Os resultados do estudo nos ajudarão a entender a maneira como as empresas estão empreendendo a transformação de seu modelo de consumo de Capex [despesas de capital] para Opex [despesas operacionais]. E também nos ajudarão a compreender o que motivou as organizações a atribuírem menos orçamento anual em serviços de TI, hardware e software tradicionais, porém incrementarem os recursos para contratar serviços em cloud em 2017. Tudo isso é uma oportunidade de estimular o open source e o OpenStack na América Latina”, diz a Red Hat.

Já a adoção do cloud computing segue três critérios: casos de sucesso regionais ou locais (71%); conhecimento, recursos e experiências (67%) e preço (49%). Os maiores benefícios da tecnologia nos próximos três anos são esperados nos setores de finanças e contabilidade (51%); atendimento a clientes e marketing (47%) e recursos humanos (42%).




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: