domingo, 25 de junho de 2017

Considerada "promessa" entre linguagens de programação, Ruby começa a declinar.

Considerada "promessa" entre linguagens de programação, Ruby começa a declinar.
Considerada "promessa" entre linguagens de programação, Ruby começa a declinar.
A Ruby já teve alta reputação como linguagem fácil de usar para a construção de aplicativos da web. Mas o seu declínio no Redmonk Programming Language Rank deste mês levantou questões sobre como exatamente o idioma ainda é considerado pelos desenvolvedores atualmente.

O índice RedMonk, realizado duas vezes por ano, classificou Ruby na oitavo posição, a mais baixa para a linguagem nos últimos anos. "Swift e agora Kotlin são as escolhas óbvias para desenvolvimento móvel nativo. Go, Rust e outros idiomas são escolhas modernas mais claras para infraestrutura", disse o analista da RedMonk, Stephen O'Grady. "A Web, onde Ruby realmente fez a sua fama com a Rails, agora é um campo agressivamente competitivo e lotado".

Embora O'Grady tenha observado que Ruby permanece "tremendamente popular", os participantes em sites como Hacker News e Quora têm questionado cada vez mais se Ruby está morrendo. No ranking da Redmonk, Ruby atingiu o quarto lugar em 2013, reforçando a percepção de declínio, embora lento.

Os rankings da RedMonk são baseados em uma fórmula que examina solicitações de envio no GitHub, bem como debates entre os desenvolvedores. A metodologia difere daqueles utilizados nos rankings mensais de popularidade da linguagem Tiobe e PyPL , que utilizam fórmulas baseadas em pesquisas na Internet.

Esse último ranking traz entre as Top 10:

JavaScript, Java, Python, PHP, C#, C++, CSS, RubyC e Objective C.

Fonte: CIO




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: