quinta-feira, 4 de maio de 2017

Satélite brasileiro de internet e defesa (SGDC) é lançado com sucesso no espaço.

Satélite brasileiro de internet e defesa (SGDC) é lançado com sucesso no espaço.
Satélite brasileiro de internet e defesa (SGDC) é lançado com sucesso no espaço.
No inicio da noite desta quinta-feira (04 de Maio de 2017), foi lançado na base de Kourou na Guiana Francesa, o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações do Brasil (SGDC) através do veiculo lançador Ariane 5 (Assista ao vídeo no final da matéria).

Desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, que assinou um contrato com a Visiona (uma joint venture formada pela Embraer e pela estatal Telebras), o SGDC envolve os ministérios da Defesa (MD) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Banda larga e defesa nacional

O uso do satélite será civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilitará acesso à conexão em banda larga a todos os locais do País, sem exceção. De outro, a partir da banda X, será possível tramitar informações que envolvem a área de defesa e governamental.

Responsável pelo desenvolvimento da área espacial do País, a Força Aérea Brasileira (FAB) será a responsável pela operação e monitoramento do satélite.

Para isso, foi criada uma nova organização militar, o Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P), em Brasília (DF), onde cerca de cem profissionais irão se revezar em três turnos para dar suporte ao funcionamento do satélite – 24 horas por dia. Lá foi instalada a antena responsável por esse contato, que tem 18 metros de altura, 13 metros de diâmetro e pesa 42 toneladas.

O lançamento, que deveria ter acontecido em 21 de março, foi adiado devido à paralisação dos trabalhadores da Guiana Francesa – que começou no dia 20 de março e durou aproximadamente um mês.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: