sábado, 13 de maio de 2017

"Feitiço virou contra o feiticeiro": EUA foi atacado pela própria arma cibernética que criou.

Especialistas dão certo que o vírus do tipo ransomware, Wanna Cry e a ferramenta "Eternal Blue" que ataca o planeta desde sexta (12/05/17) é uma das armas cibernéticas criada pela Agência de Espionagem Americana (NSA).

Tudo começou quando um grupo hacker denominado "Shadow Brokers" vazou ferramentas de espionagem alegando serem da NSA, no meio desse vazamento, foi descoberto a falha usada pela ferramenta "Eternal Blue" no Windows e a Microsoft lançou uma atualização para corrigir o problema em meados de Março desse ano, só que muitos não atualizaram. 

Ainda não era sabido o poder da ferramenta "Eternal Blue" e nem sequer era conhecida a Wanna Cry que era usada pela NSA para espionar inimigos pela falha da Windows ou até sequestrar dados.

No entanto, da pior maneira possível todos ficaram sabendo, a ferramenta consegue sequestrar Windows desatualizados, apesar de ser um ransomware, ele se propagava sozinho como um worm, bastava ser acionado em uma rede, e todos os outros PC's conectados a ela, e que sejam vulneráveis também eram infectados.

Ironicamente a ferramenta criada para supostamente proteger a nação do tio sã, foi usada contra ele mesmo, como podemos ver no mapa abaixo

ESTADOS UNIDOS FOI UM DOS PAÍSES MAIS ATACADOS PELO WANNA CRY.
Se quiser ver o mapa mundo completo, de lugares com a infecção incluindo o Brasil, clique aqui para acessar.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: