quinta-feira, 13 de abril de 2017

Hacker russo conhecido como “rei do spam” é preso após cometer um 'pequeno erro'.

Hacker russo conhecido como “rei do spam” é preso após cometer um "pequeno erro".
Hacker russo conhecido como “rei do spam” é preso após cometer um "pequeno erro".
Também conhecido por “Peter Severa” ou “Peter do Norte”, o hacker russo usaria as credenciais de acesso da sua rede criminosa para fazer o login em serviços online como o iTunes, disse o site Wired. E foi a partir dessa “má utilização” que as autoridades conseguiram detê-lo enquanto passava férias em Espanha.

O hacker é acusado de ter operacionalizado, durante um longo período de tempo, o botnet Kelihos, uma rede global de computadores que inundava caixas de correio eletrônico em todo o mundo com spam, roubava credencias de acesso a contas bancárias dos utilizadores e disseminava malware através da internet.

Estima-se que as atividades em que Peter Levashov esteve envolvido tenham afetado cerca de 100 mil computadores em todo o mundo, 5 a 10% dos quais localizados em território americano.

A detenção do “rei do spam”, fontes da imprensa teriam afirmado que a operação também estaria relacionada com a possibilidade de envolvimento do hacker nos supostos ataques informáticos às mais recentes eleições presidenciais norte-americanas, mas o Departamento de Justiça não faz qualquer menção ao assunto nos pormenores apresentados sobre o caso.

Como parte da operação, também foi revelado que a própria botnet Kelihos acabou desmantelada, destruindo-se os três domínios usados para gerir a rede - gorodkoff.com, goloduha.info e combach.com.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: