sexta-feira, 24 de março de 2017

Programador revela o primeiro Easter Egg da história dos games 30 anos depois.

Programador revela o primeiro Easter Egg da história dos games 30 anos depois.
Programador revela o primeiro Easter Egg da história dos games 30 anos depois.
Combo Infinito - O Easter Egg, ou, o segredo, aquilo que está escondido, enfim, é um recurso bastante utilizado no desenvolvimento de jogos, ou para puro entretenimento, ou para recompensar um jogador hardcore, ou até mesmo para indicar novos conceitos futuros.

Esse conceito vem de muitos anos, poucos sabiam dizer onde surgiu e quem foi o primeiro a utilizar essa ideia, mas, ao que tudo indica, teremos essa resposta logo abaixo.

Em 1977, nos primórdios da industria, havia um jogo intitulado Starship 1 e nele, até que se prove o contrário, ocorreu o primeiro Easter Egg da história.

A revelação veio do vice-presidente de publicações da Microsoft, Ed Fries, que conversando com o engenheiro da Atari, Ron Milner, esse comentou que havia programado uma backdoor no jogo, que, se fosse ativado, oferecia 10 jogos gratuitos.

“Esse foi o primeiro e único jogo que programei e acho que talvez tenha sido dos primeiros jogos com uma ‘backdoor’ incluída,” disse Milner. “Não disse nada a ninguém sobre isto, mesmo dentro da Atari, durante pelo menos 30 anos, mas tinha lá algum código, que, se fizesses uma certa sequência de controles, diria ‘Olá, Ron!’ e te dava 10 jogos de lambuja.”

Então, a missão de Fries era encontrar e aplicar esse código secreto e, através da ROM de Starship 1, descobriu que o segredo era colocar a moeda no fliperama e segurar o botão Phasor e Start ao mesmo tempo. Após essa prática, o jogo dizia, Hi Ron! e você poderia jogar 10 jogos.

Apesar de uma solução relativamente simples, não foi fácil chegar nela, portanto, confira aqui como foi que tudo se desenrolou.

Até então, os easter eggs mais antigos documentados eram o de Adventure e Video Whizzball, ambos lançados em 1978, porém agora o posto ficou para Starship 1, lançado em 77. Há chances dessa marca ser batida, mas, até a segunda ordem, esse é o Primeiro Easter Egg da história dos games.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: