sábado, 4 de março de 2017

Histórico: Moeda virtual Bitcoin vale mais do que o ouro pela primeira vez.

Histórico: Moeda virtual Bitcoin vale mais do que o ouro pela primeira vez.
Histórico: Moeda virtual Bitcoin vale mais do que o ouro pela primeira vez.
Pela primeira vez o preço do bitcoin ultrapassou o do ouro. O fato foi registrado na última quinta-feira (2), nos Estados Unidos, de acordo com o site especializado Coindesk, quando a unidade da moeda virtual foi cotada a US$ 1.265, enquanto o preço de uma onça de ouro valia US$ 1.233.

A cotação da última quinta-feira seguiu a tendência de valorização da moeda virtual no ano. Só em 2017, o valor do bitcoin já subiu mais de 30% em relação ao dólar e, de acordo com a previsão do banco Saxo, pode chegar a 100%. “O banco apontou a eleição de Donald Trump como um dos fatores para a elevação”, diz Rodrigo Batista, sócio do MercadoBitcoin.com.br, site especializado na intermediação de compra e venda de moedas digitais.

Batista ressalta outros fatores para o aumento do valor da moeda virtual. “O bitcoin é crescentemente visto como um investimento ‘safe haven’”, diz ao avaliar que a moeda digital está entrando em uma categoria de ativo de refúgio, semelhante ao papel desempenhado pelo ouro. Por isso, intervenções do governo por meio da política monetária na Índia e na China elevaram a demanda por bitcoin, assim como a inflação crônica na Venezuela. Além disso, há uma expectativa em torno da possível negociação da moeda virtual na bolsa de valores norte-americana.

Entretanto, Batista aponta que o eventual aumento da taxa de juros nos Estados Unidos pode levar a uma redução no preço da moeda virtual. A decisão do Fed, Banco Central americano, deixará o dólar mais atrativo aos investidores, o que vai levar a uma depreciação do valor de outros ativos, inclusive do bitcoin. Sua demanda, porém, pode subir em países como a China, onde há restrições para a saída de capital e a taxa de câmbio é fixa em relação ao dólar, ou seja, o valor da moeda nacional flutua de acordo com a variação de preço da moeda americana.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: