segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Cinco maneiras de reiniciar a carreira em TI.

Cinco maneiras de reiniciar a carreira em TI.
Cinco maneiras de reiniciar a carreira em TI.
A tecnologia muda mais rapidamente do que muitos de nós podemos acompanhar. Novos paradigmas, como Internet das Coisas e Machine Learning, emergem, e os antigos continuam precisando de suporte.

Enquanto os programadores começam a lidar com os novos brinquedos, você está ocupado esperando que robôs cheguem e tirem o seu trabalho.

Não tem que ser assim. Se você está cansado de só fazer as tarefas necessárias e manter as luzes acesas, ainda há tempo para se reinventar.

Não será rápido ou fácil. Mas vai significar investir muito tempo, e possivelmente algum dinheiro, assumindo riscos. Mas as recompensas, tanto financeira quanto pessoal, podem ser reconfortantes.

Aqui estão cinco maneiras de reiniciar sua carreira de tecnologia e recomeçar em outro nível.

1. Aplicar suas habilidades de legado às novas tecnologias

Aqui vai a boa notícia: idade e experiência podem realmente trabalhar a seu favor, diz PK Argarwal, decano da Northeastern University - Silicon Valley, que oferece certificados e programas de graduação em negócios.

As pessoas com habilidades necessárias para lidar com o legado geralmente têm uma amplitude de conhecimento muito maior do que seus colegas mais jovens, diz ele. "Sua educação é muito mais ampla, e ajuda quando se trata de aprender novos domínios."

"A melhor estratégia é aplicar o conjunto de habilidades existentes às tecnologias emergentes", diz Chris Ciborowski, CEO e co-fundador da Nebulaworks, uma consultoria DevOps.

Ciborowski passou mais de uma década construindo e gerenciando grandes implantações Solaris, sistemas ERP e CRM e e-commerces para uma variedade de organizações. Nos últimos dois anos, tem ajudado os clientes da Nebulaworks a criar equipes de alto desempenho desenvolvidas em torno de tecnologias como Docker, GitHub, Jenkins e Amazon Web Services.

"Comecei a olhar para o meu conjunto de habilidades, para as coisas que eu faço bem, e adaptar essas habilidades para o novo", diz ele. "Além de olhar para as novas tecnologias e processos que estavam surgindo, olhei para onde eu poderia traçar paralelos com o que eu tinha feito no passado. Em seguida, foquei nas coisas em que eu era realmente bom e tracei um paralelo de como seriam na Web 2.0, com desenvolvimento ágil."

Para Ciborowski, esse movimento implica correr riscos, fazer sacrifícios e dedicar quase todo o seu tempo livre para acelerar o "novo novo".

"É sobre mergulhar", diz ele. "Passei todas as minhas horas de trabalho pensando nisso, tentando construir coisas."

"Uma vez que você alavanca as habilidades que você tem, você precisa atualizá-las com versões mais recentes dessas habilidades", concorda James Stanger, diretor sênior de desenvolvimento de produtos para CompTIA.

Mas você também precisará atualizar a mentalidade e as referências de cultura geek. "Não é preciso abandonar o que sabe", diz ele. "Mas é preciso começar a analisar e a passar sua experiência do antigo para o novo."

2. Obtenha seu código

Como Marc Andreessen escreveu em 2011, o software está comendo o mundo - o que significa que a demanda por desenvolvedores nunca foi tão grande. Hoje, os trabalhos mais quentes da tecnologia são engenheiros de software, arquitetos do software, e especialistas eme UX/UI, diz Shu Wu, diretor da Indeed Prime. E as posições menos procuradas? Administradores de redes e bases de dados.

"Todas as empresas estão tentando contratar talentos de tecnologia que dominem essas habilidades", diz Wu. 

É por isso que muitos profissionais de TI mais experientes estão procurando participar de boot camps, para obter habilidades de codificação de forma rápida.

Shane Biggs estava trabalhando como administrador de sistemas para uma empresa de contabilidade em Washington, DC, quando viu uma reportagem sobre uma academia de codificação chamada DevBootCamp. Isso foi suficiente para convencê-lo de que era hora de voltar para a escola e se tornar um desenvolvedor.

Biggs tinha um par de certificações de rede e estava fazendo dinheiro decente executando um pequeno departamento de TI. Mas um futuro conectando monitores e mouses não parece ser muito promissor.

"O trabalho parecia chato e viciado", diz ele. "Sempre tive um lado mais criativo, e sentia que a codificação ressaltaria esse aspecto, quase como uma arte."

Demorou dois anos, mas finalmente economizou dinheiro suficiente para deixar seu trabalho de TI e viajar para San Francisco, deixando sua esposa grávida para trás. As mensalidades para o curso de nove semanas custam 12,5 mil dólares. Agora ele está de volta em casa, trabalhando como desenvolvedor de front-end para uma agência de marketing em Baltimore.

"Eu realmente não me apaixonei pela codificação no início", admite. "Foi muito difícil, me senti como um idiota, agora sou viciado nisso."

3. Torne-se um evangelista

Você não tem que ser um codificador para ser parte vital de uma equipe de desenvolvimento. Tori Wieldt, que começou sua carreira como administrador de sistemas Unix da SBC Communications, no final dos anos 80, e na sequência desenvolveu uma variedade de trabalhos na Sun Microsystems (suporte técnico, redação técnica, gerenciamento de sites e, finalmente, gerenciando a comunidade de desenvolvedores Java, depois que a Sun foi adquirida pela Oracle), agora trabalha como evangelista de desenvolvedores para a New Relic, ajudando a desenvolver a comunidade, organizando as conferências FutureStack. Ela faz isso apesar de ter habilidades de codificação rudimentares.

A capacidade de combinar boas habilidades de comunicação com uma base básica de codificação pode torná-lo altamente desejado como um evangelista dos desenvolvedores, diz Whitney O'Banner, diretor Austin Dev Bootcamp.

"A demanda por evangelistas dos desenvolvedores está especialmente alta, especialmente em empresas de tecnologia que incentivam o uso de terceiros, como Facebook ou Pinterest", diz ela. "O conhecimento prático das APIs, sólidas habilidades de comunicação e uma paixão pelo produto e serviço ao cliente são a receita perfeita para o sucesso neste papel".

4. Encontre sua tribo

Mas é difícil e contraproducente tentar trilhar esse caminho sozinho. O ambiente de TI de hoje é de comunicação e colaboração. Em uma pesquisa recente, realizada pela empresa de recursos humanos de TI Modis , os gerentes de TI identificaram o trabalho em equipe e as habilidades interpessoais como as mais difíceis de encontrar em candidatos a emprego.

Desenvolver suas habilidades macias é mais importante do que nunca, diz Agarwal, assim como o trabalho em rede - o tipo pessoal. A chave é encontrar uma comunidade de pessoas que já estão familiarizadas com as últimas tecnologias.

"Muita gente na tecnologia simplesmente não tem as redes", diz ele. "Sempre incentivamos nossos alunos a se reunirem e fazer conferências."

Se você puder pagar o tempo ea despesa, voltar para a escola é uma boa maneira de desenvolver habilidades e fazer contatos, diz Paul Smith, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da equipe técnica de pico.

"Atualmente, a maioria das organizações tem equipes desenvolvendo seu código, e metade do trabalho está indo para reuniões para falar sobre onde os projetos estão indo", diz ele. "Em um ambiente de sala de aula você tem colegas de classe que você pode rejeitar idéias e trabalhar com as coisas. Isso é algo que você normalmente não tem de estudar on-line."

Outra opção é entrar em um programa de certificação nas áreas onde você quer desenvolver novas habilidades, diz Stanger.

"A certificação é uma ótima maneira de alavancar uma comunidade", diz ele. "Os certs são criados por centenas de pessoas na comunidade CompTIA, todos eles especialistas.Está obtendo informações destiladas que lhe dizem, 'Aqui está o que a comunidade está falando, então participe.'"

Claro, há uma abundância de recursos on-line. Biggs recomenda freecodecamp.org, uma academia de código on-line gratuito, e Code Newbie, uma comunidade de pessoas aprendendo a programar que oferece estágios e realiza meetups em cidades ao redor do país. Weildt diz ela recebe uma riqueza de informações de canais Slack dedicados a dev questões, tais como devopschat.slack.com , para DevOps, e fedsonslack.com , por devs front-end.

5. Saiba quando é hora de deixar o ninho

Tentando construir uma nova carreira, mantendo a sua atual é um pouco como tentar mudar um pneu enquanto estiver dirigindo na freeway. A menos que seu empregador está a bordo com o seu processo de reinvenção, você provavelmente terá que puxar para o lado da estrada e fazê-lo em seu próprio tempo.

"A melhor maneira para um veterano de TI reinventar-se é construir um portfólio de projetos paralelos", diz Max Brown, fundador da Silicon Beach Talent, um recrutador de tecnologia. "Isso não vai acontecer durante a noite, é preciso tempo para aprender novas habilidades, através de auto-estudo e cursos on-line ou através de um campo de boot de codificação."

Se seu empregador não é de suporte, você pode ser capaz de encontrar um estágio inicial fundador disposto a ter uma chance em você, diz Brown. Ou você pode ter que tomar uma respiração profunda e golpeie para fora no seus próprios.

"Percebi que para flexionar minhas asas não conseguiria fazê-lo dentro dos limites de uma organização que não entendia o crescimento pessoal e profissional", diz Ciborowski. "Eu certamente não tinha isso no lugar onde eu estava trabalhando.Então eu precisava encontrar (a) uma empresa disposta a assumir esse risco comigo ou (b) partiu sozinha e dar um tiro fora do Paredes da "América corporativa".

Se você está indo fazer o salto, ajuda a ter os sócios que podem complementar seu jogo da habilidade com os seus próprios, ele adiciona.

"Se você está pensando em começar uma empresa em torno de qualquer uma das novas tecnologias, você precisa ter um equilíbrio", diz Ciborowski. "Tem que haver um yin para o seu yang, ou não vai funcionar. Você não pode ser todos os tipos Unix."

Não há necessidade de pânico ainda, ele acrescenta. Mas o tempo para começar é agora.

"Não é como você vai acordar amanhã de manhã e não vai haver qualquer VMware ou AIX ambientes esquerda", diz ele. "Mas se você não começar agora, você vai estar atrás da bola oito porque já há um monte de gente que está tentando reinventar-se."





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: