quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Cientistas colocaram dois computadores quânticos para se enfrentar.

Cientistas colocaram dois computadores quânticos para se enfrentar.
Cientistas colocaram dois computadores quânticos para se enfrentar.
Sabemos que já existe um bom número de computadores quânticos em desenvolvimento ao redor do mundo. Mas qual deles é o mais poderoso? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Maryland aparentemente se perguntou sobre isso e resolveu colocar seu próprio PC quântico à prova contra o sistema desenvolvido pela IBM.

Visto que a empresa possui uma plataforma na nuvem para que o público faça testes com seu PC quântico, tudo o que os pesquisadores precisaram fazer foi colocar ambos os sistemas para rodar um mesmo algoritmo ao mesmo tempo. Qual foi o veredito? Bem... Digamos que foi um empate dos mais curiosos.

O fato é que os dois aparelhos acabaram se saindo melhor do que o outro em aspectos completamente diferentes. Por um lado, o computador da IBM foi mil vezes mais rápido do que seu competidor; por outro, ele apresentou uma precisão de apenas 35,1%, enquanto o PC quântico da Universidade de Maryland se saiu quase duas vezes melhor, com 77,1% de precisão.

É importante notar, como apontado pela revista Science, que isso é resultado de ambos os computadores terem como base tecnologias completamente diferentes – afinal, a computação quântica ainda mal saiu de seus primeiros passos. Mesmo assim, isso é um sinal animador de que esse campo está avançando cada vez mais.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: