sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

TCC: Engenheiro da Computação cria colete que corrige postura automaticamente.

TCC: Engenheiro da Computação cria colete que corrige postura automaticamente.
TCC: Engenheiro da Computação cria colete que corrige postura automaticamente.
G1 PARANÁ - Horas de trabalho na frente do computador, uso constante de smartphone e aquela certa negligência em relação à postura são fatores que podem levar à famosa dor nas costas.

“Todo mundo vai sofrer com isso. A estatística é cruel. A cada grupo de 100 pessoas, 80 têm dor nas costas. E quem tem dor nas costas? É a população ativa”, explicou o fisioterapeuta e coordenador do programa de residência no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, Álvaro Luiz Wollf. 

As dores nas costas se tornaram inspiração para o engenheiro de computação Robson José Silva, de 30 anos. Ele criou um colete que monitora a postura da pessoa sentada e envia uma notificação para o smartphone quando a coluna está desalinhada. O projeto fez parte do trabalho de conclusão do curso de engenharia da computação na Universidade Positivo.

“Eu tive outras ideias de TCC que não foram aprovadas e, por ventura, eu estava com dor nas costas. Então pensei: por que não criar um dispositivo que monitora a coluna para aquelas pessoas que ficam sentadas tortas na frente do computador. Em cima da própria dor, tive a ideia”, contou Robson.

O fisioterapeuta explica que à medida que alguém se senta, vai relaxando e muda a posição fisiológica do corpo. Além disso, não existe posição tão boa que alguém possa permanecer nela por muito tempo. O ideal, recomenda Wollf, é que as pessoas se movimentem a cada 30 minutos e façam alongamentos.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: