quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Quase 40% das médias e grandes empresas no Brasil reduziram postos de TI em 2016.

Quase 40% das médias e grandes empresas no Brasil reduziram postos de TI em 2016.
Quase 40% das médias e grandes empresas no Brasil reduziram postos de TI em 2016.
COMPUTERWORLD: Apesar de tecnologia da informação ter sido a única área na qual as companhias pouparam de cortes maiores no orçamento, pesquisa realizada pela IT4CIO com responsáveis pelo departamento de TI de 1,5 mil empresas de grande e médio porte revela que 37% dos entrevistados afirmam ter reduzido o número de funcionários da área (fato inédito) e os orçamentos foram diminuindo no decorrer do ano. O resultado final foi que os investimentos em TI cresceram apenas 0,4% no ano passado, abaixo da inflação de 6,3%.

Para este ano, os entrevistados mostram algum otimismo. 45% dos executivos disseram esperar crescimento dos orçamentos e apenas 22% afirmaram que vão reduzir os investimentos em relação ao ano passado. Mesmo assim, 70% dos entrevistados revisarão os contratos com os fornecedores e 23% mencionaram que substituirão os atuais fornecedores por outros mais baratos.

“O lado positivo para os fornecedores é o aumento da terceirização das atividades pelas empresas em 2016, inclusive de toda a área de TI, e a pesquisa aponta novo crescimento este ano”, afirma Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da IT4CIO. 

Ganham prioridade neste ano os projetos relacionados a cloud computing, BI, mobilidade, segurança da informação e integração de sistemas. Projetos relacionados a IoT, que foram muito poucos no ano passado, estão sendo considerados por 27% das empresas pesquisadas.  

Segundo a gerente de pesquisas da IT4CIO, Juliana Simette, 67% dos CIOs entrevistados estão sendo cobrados para que a área de TI ajude a reduzir os custos das empresas. 42% afirmaram que a área deve investir em projetos que visam aumentar a competitividade ou as vendas.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: