Concursos de TI

[Concursos%20de%20TI][bleft]

APOSTILAS

[Download][bsummary]

DICAS

[Dicas%20TI][twocolumns]

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

[Ciência%20e%20Tecnologia][twocolumns]

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

[Segurança%20da%20Informação][bleft]

Futura Engenheira da Computação acerta todas as questões de matemática do ENEM.

Futura Engenheira da Computação acerta todas as questões de matemática do ENEM.
Futura Engenheira da Computação acerta todas as questões de matemática do ENEM.
G1 Piauí: Foi com muita surpresa que a candidata Alicia Fortes Machado, de apenas 17 anos, viu que havia conseguido acertar todas as questões da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. De acordo com a jovem, assim que foi divulgado o gabarito oficial, ela conferiu as questões mas não acreditou que havia fechado a prova.

“Na realidade, eu descobri que tinha fechado a prova quando a conferi com o gabarito oficial do Enem. Na hora, nem acreditei e cheguei a conferir três vezes. A ficha só caiu mesmo quando eu vi a nota no site e percebi que realmente era a maior. Fiquei muito feliz”, contou.

Mesmo acertando todas as questões, Alicia tirou a nota 991,5 em matemática no Enem. Isso aconteceu porque cada questão tem um peso diferente e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), organizador do exame, distribui provas diferentes entre os candidatos. Ou seja, dois alunos podem fazer provas diferentes, acertar todas as questões e mesmo assim terem notas desiguais. Isso acontece porque o INEP leva em conta no cálculo do resultado se as questões são “fáceis” ou “difíceis”.

NOTAS NO ENEM

Ciências da Natureza e suas tecnologias: 787,2

Ciências humanas e suas tecnologias: 727,2

Linguagens, códigos e suas tecnologias: 728,7

Matemática e suas tecnologias: 991,5

Redação: 900

Alicia, que concluiu em 2016 o terceiro ano do ensino médio, conta que já havia feito a prova do Enem outras três vezes, mas apenas como forma de teste. A jovem, que irá iniciar este ano o curso de engenharia de computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), afirma que sempre gostou da disciplina de matemática, chegando até a brincar de fazer contas.

Notas de Alicia no ENEM 2016.
“Eu já considerei diversas profissões ao longo do tempo, mas no final percebi que eu gosto principalmente da área de matemática e de programação, na verdade sempre gostei. Gostava de ficar fazendo contas de cabeça, por isso acredito que essa área combina bem comigo. Além disso, talvez eu empreenda no futuro, e ser engenheira de computação certamente poderia ajudar”, disse.

A candidata conta que estuda em média quatro horas por dia, e nas horas vagas gosta de sair com os amigos, assistir filmes, fazer exercícios e às vezes desenhar e ler. Para ela, os estudos são de grande importância para a vida porque foram eles que permitiram a possibilidade de alcançar grandes resultados na sua caminhada acadêmica.

“Foi através dos estudos que consegui resultados em olímpiadas e, sinceramente, eles foram extremamente importantes para mim, tanto para alcançar esses resultados, como expandir horizontes, ter satisfação pessoal e, claro, o estudo foi importante para alcançar a minha aprovação no curso que almejei”, falou.

Sobre dicas para aqueles que ainda irão fazer a prova do Enem, Alicia acredita que é essencial realizar a prova com calma, mas destaca a importância do foco e da família na vida acadêmica.

“Acredito que é importante cada um encontrar a rotina que mais se adequa, priorizando a qualidade de estudo ao invés da quantidade. Isso significa que na rotina a pessoa deve ter um período de descanso e também deve ter um ambiente propício ao estudo, para alcançar os objetivos. A minha família, por exemplo, me apoiou muito e deixou que eu seguisse o meu caminho com as olimpíadas e com a engenharia agora”, finalizou.


AUTOR: CLÁUDIO FLORENZANO: É graduado em Gestão da TI e Pós-graduando em Segurança da Informação. Fundador e CEO da Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação. Clique no botão "acompanhar" e siga-me no Facebook:
| Twitter: @claudioluciano | E-mail: c.luciano20@gmail.com

Compartilhe:

Comente com o Facebook: