domingo, 6 de novembro de 2016

Quer fazer um aplicativo? Confira onde encontrar aulas gratuitas para aprender programação.

Quer fazer um aplicativo? Confira onde encontrar aulas gratuitas para aprender programação.
Quer fazer um aplicativo? Confira onde encontrar aulas gratuitas para aprender programação.
Você quer criar aplicativos, mesmo sem nunca ter estudado programação? Existem aulas de graça na internet que podem te ajudar, mesmo se você tem um nível básico de conhecimento em computação. Um artigo publicado no The New York Times destacou diversas opções de cursos que você pode fazer de graça.

Para quem nunca estudou programação, pode ser uma boa ideia dar uma olhada em sites feitos para crianças e adolescentes aprenderem o básico. Não tenha preconceito, cursos desenvolvidos para jovens normalmente têm boas introduções ao conceito e prática da programação. Para quem busca cursos desse tipo, uma opção destacada pela publicação é o site Computer Science Education Week.

Se você já sabe o básico, pode ser útil testar os diversos cursos livres e tutoriais que estão disponíveis na internet para várias linguagens de computação. Mas o volume de informação é tão grande que pode ser difícil saber por onde começar. Uma dica é decidir no início a plataforma que você pretende usar para seu aplicativo – será um app com base em iOS, ou no Android? Ou será um jogo de computador, um software para desktop?

Quando você decidir isso, será mais fácil encontrar um curso para a linguagem de programação específica que você vai precisar.

iOS

Se você está interessado em criar aplicativos para iOS, vale a pena checar o software gratuito da Apple, vídeos e tutoriais para aprender a linguagem Swift.

Se parecer um pouco assustador, uma ideia é avançar lentamente em conceitos de programação com o aplicativo Swift Playgrounds para iPad, que foi desenvolvido para crianças.

Android

O Google tem sua própria plataforma visual de codificação para jovens, chamada Blockly, que ilustra os conceitos básicos. Além dessa, há o site Code.org, que dá uma introdução calma ao conceito geral de programação. Se a ideia é criar um aplicativo para Android, há cursos gratuitos de desenvolvimento em Android para iniciantes no site da Udacity. Há inclusive aulas em português.

A maioria dos aplicativos para Android utilizam a linguagem Java. É possível fazer um curso sobre esse tipo de programação no site da Codecademy.

Outro material que pode ajudar é o guia para iniciantes do Google Developers, que explica como criar seu primeiro aplicativo.

Windows 10

Quem quer criar aplicativos e programas para dispositivos Windows 10, o site da Microsoft Virtual Academy oferece cursos gratuitos para iniciantes. A empresa também tem uma ferramenta online, chamada Windows App Studio, para criar aplicativos sem a necessidade de você mesmo fazer a programação.

Para aprofundar seus conhecimentos

Se você quer entender melhor os conceitos da computação e programação, procure cursos oferecidos nos sites Coursera  e edX. Lá, você encontrará cursos gratuitos de grandes universidades em todo o mundo. Uma sugestão do NYT é uma aula da Universidade de Harvard com o nome Introdução às Ciências da Computação. Outra opção é o site Open Courseware, do MIT (Massachusetss Institute of Technology).





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: