quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Microsoft aumenta esforços para construir computador quântico.

Microsoft aumenta esforços para construir computador quântico.
Microsoft aumenta esforços para construir computador quântico.
A Microsoft está acelerando seus esforços para construir um computador quântico a medida que olha para o futuro da computação.

A companhia tem pesquisado a computação quântica por mais de uma década. Agora o objetivo é colocar a teoria para trabalhar e criar de fato um hardware e software. 

Para tal efeito, a empresa de Bill Gates colocou Todd Holmdahl - que esteve envolvido no desenvolvimento do Kinect, HoloLens e Xbox - para liderar os esforços em criar um hardware e software quânticos. A companhia também contratou quatro professores proeminentes da área para contribuir com a pesquisa no campo.

Computadores quânticos, na teoria, podem significativamente superar a performance dos computadores atuais. O último passo é criar um computador quântico universal que consegue rodar todos os programas existentes e conduzir uma ampla gama de cálculos, de forma semelhante ao que acontece com os computadores de hoje. Os primeiros computadores quânticos conseguem ser usados para rodar apenas um número limitado de aplicações. 

Companhias como IBM, D-Wave e Google estão pesquisando computação quântica há um tempo. Pesquisadores da IBM têm dito que um computador quântico universal está ainda a décadas de se tornar realidade, então o foco é criar um hardware cujo alvo é resolver problemas específicos. 

A D-Wave e IBM criaram computadores quânticos baseados em teorias diferentes e companhias têm criticado os designs uma das outras. A D-Wave está tentando obter mais programadores para testar seu hardware para que possa ser usado para mais aplicações. 

Ainda não se sabe quando o computador quântico da Microsoft será lançado. Como outras companhias, a Microsoft terá de fazer circuitos quânticos onde possa testar aplicações e atacar questões como correções de erro, tolerância a falhas e gating. Um hardware quântico prático será lançado apenas depois de um número de questões forem resolvidas. Porém, a Microsoft está oferecendo uma simulação de computadores quânticos via toolkit para software.

Computadores convencionais representam dados em formas de 1s e 0s. Mas computadores quânticos são muito mais complexos. No centro de computadores quânticos estão os qubits, que conseguem assumir simultaneamente 1s e 0s e expandir para vários estados além desses. 

Qubits permitem que computadores quânticos calculem em paralelo, tornando-os mais poderosos do que os computadores mais rápidos de hoje. No entanto, qubits também podem ser frágeis e a interferência de matéria ou radiação eletromagnética podem arruinar um cálculo.

Pesquisadores na Microsoft estão trabalhando em um novo computador topológico, que usa materiais exóticos para limitar erros. Há ainda questões sobre a viabilidade de tais materiais e resultados, então pode levar um bom tempo para a companhia fabricar circuitos práticos quânticos. 

O interesse em computação quântica está crescendo a medida que se torna difícil fabricar chips cada vez menores para acelerar computadores e servidores. Chips neuromórficos e circuitos quânticos representam uma forma de avançar a computação no futuro.

As novas contratações da Microsoft incluem Leo Kouwenhoven, professor na Universidade Delft de Technology, na Holanda; Charles Marcus, professor da Universidade de Copenhague; Matthias Troyer, professor na ETH Zurich; e David Reilly, professor da Universidade de Sidney, Austrália.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: