sexta-feira, 7 de outubro de 2016

USP realiza Semana de Ciência e Tecnologia com atividades gratuitas.

USP realiza Semana de Ciência e Tecnologia com atividades gratuitas.
USP realiza Semana de Ciência e Tecnologia com atividades gratuitas.
Para estimular a curiosidade da população sobre ciência e tecnologia, a Universidade de São Paulo (USP) vai promover entre os dias 18 e 22 de outubro a 1ª edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia. O evento interativo receberá auxílio de especialistas e utilizará uma linguagem acessível. Serão mais de 70 atividades gratuitas na Cidade Universitária, no Butantã, e no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), na Água Funda. Já em Santos, as atrações acontecem no Monumento Nacional Engenho dos Erasmos.

Programação

Dentre os destaques está o Jogo do Goleiro, iniciativa criada pelo Departamento de Neuromatemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME). O jogo consiste em uma demonstração científica e interativa sobre o estudo dos padrões utilizados na cobrança de pênaltis. O visitante pode participar da atividade na função de goleiro e, através de probabilidades e padrões de chute, pode passar para a fase seguinte da competição.


A robótica também será apresentada ao público pelo projeto Robô Seguidor, organizado pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (EP). O projeto segue algoritmos de visão computacional, que permite que o robô siga qualquer pessoa sem a necessidade de preparação. Outras atividades desenvolvidas pela EP ensinam o participante a pilotar um avião ou comandar um navio.


No primeiro, um simulador de voo demonstra o interior de uma aeronave, com a reprodução de um aeroporto e de uma sala de espera. No segundo, os visitantes podem acompanhar o ambiente da ponte de comando do navio e a simulação de diversos tipos de navios, portos e condições ambientais.






> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: