sábado, 11 de junho de 2016

32 milhões de contas no Twitter foram hackeadas, diz site.

32 milhões de contas no Twitter foram hackeadas, diz site.
32 milhões de contas no Twitter foram hackeadas, diz site.
O Twitter teve quase 33 milhões de contas hackeadas. É o que o site LeakedSource, especializado em rastrear serviços que foram alvos de hackers, divulgou na quinta-feira (9 de Junho de 2016). Isso aconteceu poucos dias após o microblog ter tido uma boa quantidade de contas invadidas, inclusive a de perfis famosos, como os Mark Zuckerberg, Kate Perry, Drake e do co-fundador, Evan Williams. O número exato de perfis que tiveram seu login e senha descobertos é de 32.880.300 milhões.

As primeiras informações dão conta de que dados estão de posse de um hacker que se identifica na internet como Tessa88, que segue vendendo os logins e senhas na deep web pelo valor de 10 bitcoins, que na cotação de hoje corresponde a US$ 5,8 mil (cerca de R$ 20 mil). O Mashable teve a oportunidade de checar a autenticidade de 15 contas e confirmou que são realmente genuínas.

Ataque sem invasão no Twitter

O LeakedSource afirma ainda que as contas não foram obtidas através de uma invasão ao Twitter e sim por meio da técnica de phishing scam. Um malware foi propagado na rede e conseguiu infectar milhões de pessoas. Assim, através de seus navegadores, o código malicioso capturou as senhas do Twitter e de outros sites e as enviou para o hacker. Não se sabe ainda quais outros sites foram comprometidos.

Em nota, o Twitter diz estar confiante de que não houve invasão. "Estamos confiantes de que esses nomes e credenciais de usuários não foram obtidos por uma violação de dados no Twitter – nossos sistemas não foram violados.  Inclusive, temos trabalhado para ajudar a manter nossas contas protegidas, por meio da comparação dos nossos dados com o que tem sido compartilhado sobre outros acontecimentos recentes", diz o comunicado.

Cada registro possui um ou dois endereços de e-mail, bem como as respectivas senhas. O que mais intriga neste ataque é o fato de que as senhas não estão criptografadas. O que facilita ainda mais o trabalho dos hackers e curiosos e preocupam os usuários da rede de microblogs.

A sugestão é que todos mudem imediatamente as suas senhas no Twitter. De preferência, por uma senha forte, com no mínimo oito caracteres e que mescle letras, símbolos e números. Outra sugestão é ativar a verificação em duas etapas para o Twitter, que aumenta a segurança.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: