quinta-feira, 21 de abril de 2016

Saiba 9 habilidades essenciais para ser contratado como um Chief Information Officer.

Saiba 9 habilidades essenciais para ser contratado como um Chief Information Officer.
Saiba 9 habilidades essenciais para ser contratado como um Chief Information Officer.
Trabalhar como um CIO é, sem dúvidas, um dos papéis mais importantes da atualidade em uma empresa a partir de um determinado tamanho. Eles são responsáveis por fazer a gestão das equipes da área de TI, verificar se todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente, além de buscar por soluções de inovação corporativa que resolvam os problemas da companhia, dentro do orçamento.

Os CIOs entendem que precisam gerenciar processos de TI, a fim de entregar resultados e satisfazer as expectativas chave. Eles também entendem que precisam liderar equipes para alcançar objetivos.

Mas existem alguns padrões de comportamento e habilidades essenciais que são importantíssimos para o sucesso de um CIO no papel principal da área de tecnologia de uma empresa. Veja quais são:  

1- Lidere de maneira diferente 

Um CIO de alta performance é um profissional com um pensamento criativo e extremamente complexo. Ainda assim, quando é necessário liderar uma equipe, ele não se baseia apenas em suas habilidades de análise para criar a melhor solução possível, ele também age de forma colaborativa. Essa é a principal diferença entre um líder e um chefe.

2- Comprometa-se primeiro com a liderança 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Gartner, os CIOs de maior desempenho são eficazes pois abraçam a ideia de que tudo o que precisam para realizar será alcançado através das pessoas, pelas pessoas e com as pessoas. Eles não fingem gostar dessa ideia só porque acham que é importante. Eles vivem esse conceito, eles lideram uma mudança em direção a esse tipo de liderança.  

3- Domine a comunicação 

Os melhores CIOs sabem que seus colegas - especialmente os profissionais que trabalham para eles - estão sempre observando. Esses executivos entendem que eles estão sempre em um “palco” e tiram vantagem dessa situação, reiterando mensagens integradoras e valores da empresa. Através do foco em clareza, consistência, autenticidade e paixão, o CIO garante que sua mensagem não seja apenas entendida, mas também seja sentida. Eles querem comunicar um sentimento que, de certa forma, obriga as pessoas a tomar as medidas corretas.

4- Abrace seu lado mais sensível 

CIOs eficazes gerenciam o paradoxo de ganhar mais influência deixando de ter controle e sendo mais vulnerável. Em troca, essa vulnerabilidade permite-os criar conexões profundas e pessoais - conexões que fornecem a habilidade de inspirar pessoas, tanto dentro como fora da organização.

5- Molde as relações certas para criar os resultados certos 

Na verdade, essa habilidade de moldar relações certas para alcançar os melhores resultados pode não ser uma novidade ou algo tão surpreendente para a maioria dos profissionais. Bons CIOs investem uma grande parte de seu tempo e energia gerenciando relacionamentos que existem dentro e fora da equipe de trabalho: seus parceiros de equipe, fornecedores e até mesmo clientes. Eles propositalmente investem em relacionamentos horizontais que formam a base para gerar resultados extraordinários.

6- Construa pessoas, não sistemas 

Através do desenvolvimento de todos os profissionais ao seu redor, esses CIOs aumentam a aptidão e capacidade para entregar resultados. Eles também sabem que deixando para trás a próxima geração de líderes é a melhor coisa que podem fazer para a organização. Esse será um dos legados do CIO, no caso.

7- Inspire seus companheiros 

Em troca de um salário fixo e regular, a maioria das pessoas vai ter um desempenho adequado e padrão. Eles só vão realizar seu melhor trabalho se eles acreditarem que estão envolvidos em algo maior que eles mesmos. Os melhores CIOs fornecem uma visão convincente que conecta os colaboradores a empresa. Além disso, ele deixa claro que as contribuições do profissional são extremamente significativas e valorizadas.

8- Você não precisa gostar de tecnologia, precisa amá-la 

Esse ponto não significa que você deve necessariamente ter trabalhado como programador em algum momento da sua vida, mas é importante que você entenda por que a tecnologia funciona e como ela é efetivamente aplicada na organização. A tecnologia vai evoluir constantemente durante sua carreira e mesmo se o líder de TI é um especialista em alguma área, produto ou serviço, em cinco anos as habilidades dele provavelmente estarão consideravelmente desatualizadas e não serão mais tão valiosas assim. Se o CIO entende como algo funciona, o melhor a fazer é gerenciar a equipe de TI, auxiliar na construção de grandes arquiteturas e assegurar que todas as peças no seu kit de ferramentas sejam integradas para criar algo grande.

9- Você precisa ser corajoso 

Ser corajoso como CIO significa estar disposto a levantar e assumir seus próprios erros. É necessário estar ciente que mesmo sendo um ótimo profissional, decisões erradas serão tomadas e existirão dias difíceis. O mais importante em caso de erros é aprender com o ocorrido e corrigir o mais rápido possível.

Na verdade, há uma correlação interessante entre a profissão de CIO e a de um meteorologista: quando o CIO acorda de manhã, ele não sabe o que vai encarar em seu dia. Ele não sabe os desafios ou como o dia vai se desenrolar. Nessa tentativa de prever o desenvolvimento do dia de trabalho, o líder de TI tem a mesma precisão de um meteorologista prevendo o tempo, o que significa dar previsões erradas em 30% das vezes. 

É difícil e frustrante ver um CIO que não toma decisões difíceis, deixando-as de lado por conta do risco. Mas quanto mais tempo você deixar as coisas de lado, procrastinando em algumas tarefas difíceis porém essenciais, maior será o débito técnico da organização. 

Obviamente soft skills - atributos pessoais que permitem que um profissional interaja de forma eficaz e harmoniosamente com outras pessoas - não substituirão as exigências operacionais e de gestão do trabalho de um CIO. Em vez disso, essas habilidades se tornam um facilitador poderoso e uma força de amplificação que permite aos indivíduos superar as expectativas e maximizar o valor da TI. 

Isso porque todos os CIOs precisam entregar resultados. Mas o que diferencia os melhores da média é a maneira como entregam esses resultados: através das pessoas, pelas pessoas e com as pessoas. 





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