quinta-feira, 10 de março de 2016

O que um profissional de TI deve fazer para manter-se relevante?

O que um profissional de TI deve fazer para manter-se relevante?
O que um profissional de TI deve fazer para manter-se relevante?
Em 2015, mesmo com a queda do PIB entre 3,5% e 4%, os investimentos em TI cresceram 2,8% em reais. Este percentual sequer acompanhou a inflação próxima de 11% do ano passado.

O dólar médio foi de R$ 3,33, 41% acima do valor médio em 2014. Com muitos gastos com hardware, software, Cloud e boa parte dos serviços indexados em dólar, o poder de contratação de bens e serviços de TI foi extremamente reduzido. Com isso, a maior parte das empresas tentou renegociar contratos, trocou de fornecedores, postergou novos projetos e... foi forçada a fazer cortes na área.

Muitas empresas reduziram o número de funcionários da área de TI. E alguma delas chegaram até mesmo a substituir os funcionários mais seniores por recursos mais baratos. Os CIOs estão sendo cobrados para que a área de TI ajude a reduzir os custos das empresas, sem deixar de investir em projetos que visem aumentar a competitividade e as vendas.

Para 2016, o quadro tende a piorar. Os investimentos em TI crescerão entre 2% a 3% em reais. Novamente bem abaixo da inflação, prevista de 7,4%. O valor médio para o dólar no ano bate na casa dos R$4. Mesmo que você esteja feliz com seu trabalho ou com o seu papel na TI atual, existe uma chance de que você possa se ver buscando por um novo cargo em 2016, devido à alta rotatividade do mercado de TI.

Diante desse cenário, o que fazer para permanecer relevante?

Aqui está nossa lista de oito metas relacionadas à carreira para serem conquistadas em 2016.

1. Trabalhar melhor para compreender a sua indústria

“Saiba especificamente como e onde você se encaixa, e como e onde você pode ajudar. Então você será considerado inestimável”, conta Ross MacPherson, presidente da Career Quest e especialista em estratégias avançadas de carreira.

Você talvez seja o melhor programador do mundo, mas o que as empresas realmente querem são pessoas que compreendam o lado dos negócios também. Então vá para um evento, configure alertas do Google News para coisas importantes na indústria, participe no LinkedIn, se envolva. Saber o que está acontecendo na indústria lhe dará uma vantagem sobre sua concorrência.

“Muitos dos fracassos da vida ocorrem com as pessoas que não reconheceram o quão próximo elas estavam do sucesso quando desistiram” - Thomas Edison.

2. Construir um mapa de carreira

Muitas empresas hoje, tanto grandes quanto pequenas, não possuem planos de carreira bem definidos para suas forças de trabalho de TI. É por isso que criar o seu próprio plano pode ser útil na determinação de seus pontos fortes e fracos, como também na identificação de objetivos claros de carreira.

“Ninguém é responsável por sua carreira a não ser você – sua empresa não é responsável, nem seu chefe – apenas VOCÊ. Projete uma ótima carreira e faça acontecer”, afirma MacPherson.

Seu mapa pessoal de carreira deve incluir o seguinte:

1 - Um perfil de funcionário que liste os cargos e papeis que você já possuiu (seja específico).

2 - Uma ideia do cargo almejado que inclua vagas dentro e fora de sua empresa.

3 - Uma análise de suas habilidades e um plano para suprir as que faltam.

4 - Uma rede de profissionais com os quais você possa trabalhar e utilizar como fonte de conselhos quando necessário.

Construir um plano de carreira próprio o ajudará a fazer um trabalho melhor, concentrando-se na sua busca de emprego. Então faça.

“Controle seu próprio destino, ou alguém irá controlá-lo” – Steve Jobs.

3. Atualizar o Currículo

Ter seu currículo atualizado e preparado pode fazer maravilhas quando o assunto é aliviar sua mente. Atualizar seu currículo é muito mais fácil do que ter de fazer uma inspeção do mesmo durante uma crise.

“Seu currículo é um documento de marketing. Você precisa vender sua experiência e se destacar entre os outros que podem ser tão qualificados quanto você”, afirma MacPherson.

Construa seu currículo com o cargo que você tem em mente. Destaque suas habilidades que são relevantes para aquele cargo. Busque em fóruns de trabalho e veja as palavras chave que os recrutadores estão utilizando e adicione-as onde se encaixarem em seu currículo. Inclua honrarias, prêmios e qualquer programa de responsabilidade social no qual você tenha participado ativamente. Seminários ou cursos são, muitas vezes, ignorados aqui também.

Não está com disposição para lidar com as mecânicas da escrita de um currículo? Bem, existem muitas empresas de serviços de carreira por aí que trabalharão para alcançar seus objetivos de carreira na TI, ajudando-o a criar um currículo vendedor, construir uma presença social ou mudar completamente de carreira.

“Escolha um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” - Confucius.

4. Construir uma página pessoal para a sua marca pessoal

Grande parte dos profissionais talvez poderia passar sem uma página na internet contendo sua marca registrada, mas você trabalha com TI, e internet é parte de sua vida. Esta abordagem funciona melhor para pessoas que querem mostrar muitas informações sobre trabalhos e produtos passados. Serve como o portfólio online.

O conselho de MacPherson é: “Não faça do seu site um armazém de dados, faça-o dinâmico, faça-o o seu valor de mercado”.

Sim, existem muitas coisas a serem consideradas: hospedagem, nomes de domínio, criação de conteúdo, programação e manutenção, sem mencionar o preço, mas você precisa se perguntar o quanto sua carreira vale para você. Assim como grande parte das coisas na vida, quanto mais você se esforça, maior o retorno. Também é bom melhorar suas classificações necessitando em SEO.

Caso você já possua um blog ou site, talvez seja hora de uma atualização. Certifique-se de que suas informações de contato sejam facilmente encontradas. Você também pode incluir a URL em currículos e cartas de acompanhamento. A concorrência é feroz no mercado de tecnologia. Construir uma marca registrada pessoal pode ser uma ótima forma de obter uma vantagem.

“Não pense em você como o arquiteto de sua carreira, mas sim como um escultor. Espere dar muita martelada, escarificação, raspagem e polimento” – B.C. Forbes.

5. Criar ou lapidar os perfis sociais

Perfis de redes sociais se tornaram importantes para o recrutamento no campo da tecnologia. Empregos têm sido obtidos e perdidos devido a eles. Talvez você tenha estado receoso em relação a usar as redes sociais, mas você não poderá evitá-las por mais tempo. Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+ se tornaram males necessários à medida que influenciam tráfego de busca, presença web e contratação de TI.

Recrutadores e empresas estão ficando mais experientes no garimpo de informações a partir dessas redes sociais para buscar o candidato correto. “Construa, mantenha e nutra uma ótima presença/marca registrada online e a oportunidade permanecerá batendo à sua porta”, diz MacPherson. Atualize seus perfis e mantenha-os com uma aparência profissional e o teu próximo trabalho te encontrará.

Pesquise seu nome no Google ou Bing e veja quais os resultados. Alguma coisa negativa? As chances são de que o pessoal do RH fará uma pesquisa de internet antes de uma entrevista assim como você faria para descobrir o máximo de informações possível sobre a empresa pela qual você será entrevistado.

Seja o que for – comentários estúpidos que você fez nos anos anteriores, um processo pendente, uma imagem ruim – olhe-a e prepare-se para explicá-la de alguma forma.

Existem serviços por ai que alegam poder limpar e manter sua reputação online. Caso você tenha tido uma experiência positiva ou negativa com eles, adoraríamos ouvir na seção de comentários.

“Ao trabalhar fielmente oito horas por dia você poderá, eventualmente, chegar ao cargo de chefe e trabalhar 12 horas por dia” – Robert Frost.

6. Construir networking

Você já deve ter escutado o provérbio, “não é o que você sabe, é quem você conhece”. Com a emergência de redes profissionais como o LinkedIn, existem várias formas de aumentar sua rede profissional. “Conectar-se ainda é a forma Nº 1 de fazer com que as oportunidades aconteçam e não se esqueça do contato olho no olho”, conta MacPherson.

Com o LinkedIn, por exemplo, você pode seguir empresas que você tem em mente. Conectar-se com pessoas com quem você trabalhou ou que admira. Existem muitos lideres de indústria a serem encontrados no LinkedIn também. Conecte-se e siga-os. Junte-se a um grupo e envolva-se em conversas. Parece muito trabalho, e na verdade é, mas fazê-lo pode ser o “pé na porta” que você tem buscado.

“Para muitas pessoas um emprego é mais do que o salário – é uma parte importante de quem somos. Então uma transição de carreira de qualquer tipo é uma das experiências mais inquietantes que você pode encarar em sua vida” – Paul Clitheroe.

7. Reforçar habilidades

“O reforço correto é muito importante – faça-o no momento correto e sempre de forma profissional”, nota MacPherson. Em um mercado de trabalho competitivo como o da TI, você não vai querer deixar as coisas a cargo da sorte. Melhorar seu reforço pode ajudar a manter seu nome na cabeça das pessoas do RH. Mande notas de agradecimento após entrevistas e troque cartões de negócios.

Alguns especialistas recomendam que após uma entrevista você espere de duas a três semanas antes de correr atrás do feedback do seu contato. Talvez alguém tenha ocupado a vaga de trabalho, mas novos cargos abrem a todo momento. Reforçar e permanecer em contato pode lhe possibilitar um papel para o qual você nem mesmo se candidatou.

“Um bom administrador é um homem que não está preocupado com sua própria carreira, mas sim com as carreiras daqueles que trabalham para ele” – H. S. M. Burns.

8. Expandir horizontes

“Caso você não esteja crescendo, você então está morrendo. Cresça, expanda, seja distinto e torne-se inestimável”, afirma MacPherson.

Saia de sua zona de conforto e aprenda algo novo. Existem muitas opções gratuitas disponíveis para você. Elas podem incluir a biblioteca, um curso local, aulas da faculdade ou seminários. A questão é nunca parar de aprender e crescer.

“Seu trabalho é descobrir seu trabalho e então dedicar-se a ele de todo coração” - Buda.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: