quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

As melhores linguagens de programação/marcação para Web.

As melhores linguagens de programação/marcação para Web.
As melhores linguagens de programação/marcação para Web.
Está em busca das melhores linguagens de programação para web, mas não sabe por onde começar? Logo abaixo, irei disponibilizar algumas das melhores linguagens para web para que você possa ter uma noção. Lembrando que, esse artigo não está priorizando as linguagens que estão no topo, ou seja, a primeira não é melhor que a segunda e assim por diante. Digo isso porque não existe de fato a melhor linguagem e sim aquela que melhor se adapta às suas necessidades e ao que o mercado exige.

Outra dúvida bem comum para aqueles que desejam aprender uma linguagem de programação voltada para a web está em saber qual é a linguagem mais buscada pelo mercado ou também qual é a que apresenta o melhor custo-benefício para aqueles que desejam entrar nesse mercado. 

Sendo assim, elaborei uma lista com as melhores linguagens de programação para web baseado numa pesquisa realizada pela Redmonk para que você possa conhecer mais sobre cada uma delas.

Antes de tudo, o primeiro passo para escolher uma linguagem de programação para web é analisar quais são os seus objetivos e quais os resultados que você busca, já que cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens com relação à outra. Confira:

1 – JavaScript: JavaScript é utilizado em grande parte das páginas web. Digo isso porque ela é uma linguagem responsável por disparar certos comportamentos nas páginas, como por exemplo. Quando você passa o mouse em cima de algum item de menu e aparece vários itens dentro de um submenu. Esse é um exemplo de um comportamento básico realizado pelo JavaScript. 

Outra coisa interessante que vale frisar aqui é que, o JavaScript não é a mesma coisa que o Java. O JavaScript é uma linguagem cliente-side, ou seja, é uma linguagem processada pelo navegador web. Já o Java é uma linguagem server-side, ou seja, uma linguagem entendida e processada pelo servidor. 

2 – PHP: O PHP, assim como o Javascript, está presente em quase todos os sites da internet. Isso porque ela é uma poderosa ferramenta para a criação de páginas dinâmicas. Ao contrário do JavaScript, o PHP tem seu código executado no servidor, o que torna possível a interação com banco de dados e aplicações no servidor. Uma das grandes vantagens do PHP é que ela é uma linguagem muito simples para iniciantes.

3 – Java: Java é, sem dúvidas, uma das linguagens de programação mais utilizadas do mundo. O Java está presente em uma grande variedade de dispositivos, dentre eles os aparelhos com Android, tvs inteligentes, aparelhos móveis, etc. além disso, o Java também também está presente em aplicações web. É interessante citar também que o Java além de ser uma linguagem, também é uma plataforma de desenvolvimento. Dentre suas plataformas, as que estão voltadas para o desenvolvimento web são: Java FX, JEE, JSP, JSF. 

4 – Python: O python é uma linguagem de programação multiplataforma, ou seja, é possível desenvolver aplicações em python para: celulares, desktop, web, etc. Uma outra grande vantagem do python é que, ele permite integrar diversos serviços e sistemas de forma rápida e eficaz, além de ser uma plataforma livre e de código aberto, o que faz com que seja utilizada por grandes empresas como Netflix, Google, Youtube, dentre outras. 


5 – Ruby: O Ruby é uma das linguagens de programação mais simples e fáceis de aprender, sendo fácil de programar, focada em produtividade e incrivelmente poderosa e eficiente, sendo que a demanda por programadores em Ruby tem crescido muito nos últimos anos, o que é um bom motivo para que se estude essa linguagem.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: