terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Estudantes de TI ganham prêmio nacional com aplicativo para Android.

Estudantes de TI ganham prêmio nacional com aplicativo para Android.
Estudantes de TI ganham prêmio nacional com aplicativo para Android.
Uma ideia simples, mas muito útil: resumir e relacionar características e pontos importantes no perfil do presidiário em um único ambiente virtual para facilitar a identificação e melhoramento do serviço de segurança. Criado pelos estudantes, Egydio Ricardo Gomes, Jeferson dos Santos e Renan Pereira Mendes que cursam o último período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande, o aplicativo SISCAP Mobile é desenvolvido em plataforma Android e faz o gerenciamento prisional dos detentos, com entrada e saída de reclusos e visitantes. A partir da premiação ele será distribuído de forma gratuita para todo o Brasil através da playstore.
A notoriedade do projeto veio depois que o programa foi destaque no concurso INOVApps 2015, do Ministério das Comunicações. A competição acontece anualmente e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de aplicativos de interesse público para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas. O projeto que recebeu o resultado no mês de novembro ganhou o primeiro lugar em meio a 2.500 inscritos de todo Brasil. O motivo do sucesso é óbvio: através do SISCAP Mobile é possível agrupar e sintetizar todas as informações dos apenados de uma unidade, através de imagens, impressões digitais, sinais característicos, vínculos familiares e sociais, dentre outras informações, permitindo o compartilhamento atualizado e instantâneo das informações prisionais entre vários órgãos públicos, como as polícias e os órgãos jurídicos, o que dá mais segurança ao sistema penitenciário.
Por conta da necessidade de profissionalizar as atividades do grupo de estudantes, surgiu a empresa de desenvolvimento de software: a Thoths - Soluções Inteligentes, empresa que agora já funciona com este e outros projetos. Portanto, o projeto foi premiado na categoria micro e pequenas empresas. De acordo com Egydio Ricardo Gomes, o equipamento já vem sendo utilizado na Penitenciária Padrão de Campina Grande e percebe-se a diferença no serviço. “É um software específico para gerenciamento de sistema prisional que funciona como um banco de dados integrando todas as informações disponíveis sobre os presidiários. O programa está pronto e em pleno funcionamento, mas só funciona aqui”, comentou um dos idealizadores do Siscap, afirmando o desejo da integração do programa nos demais presídios.
O projeto que vinha sendo desenvolvido há dois anos rendeu a premiação de 50 mil reais em dinheiro para investir nos negócios de tecnologia da empresa além da possibilidade de desenvolver testes e análises em sistemas prisionais em todo o Brasil gratuitamente através do Ministério das Comunicações. Após esta fase os estudantes pretendem comercializar os frutos, desta vez na qualidade de profissionais de sucesso e satisfeitos com o resultado do árduo trabalho. Para obter mais informações sobre o SISCAP Mobile ou mesmo sobre empresa Thoths é necessário acessar o site www.thoths.com.br.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: