quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Microsoft inicia campanha #EuPossoProgramar para ensinar jovens gratuitamente.

Microsoft inicia campanha #EuPossoProgramar para ensinar jovens gratuitamente.
Microsoft inicia campanha #EuPossoProgramar para ensinar jovens gratuitamente.
Em comemoração à "Semana do Código", a Microsoft resolveu trazer de volta a interessante campanha #EuPossoProgramar. O objetivo da empresa é despertar o interesse por linguagens de programação em crianças e jovens de todo o mundo, principalmente na faixa etária entre 12 e 18 anos, já que estes geralmente possuem uma maior facilidade para aprender conteúdo novo. Ainda assim, caso você não esteja dentro da estimativa da companhia e também deseja participar o acesso pode ser feito sem qualquer problema, bastando que você vá até o site http://www.eupossoprogramar.com e escolha pelos módulos desejados.

Vale notar que tudo é feito da forma mais educativa possível, estando disponível o prático método de blocos utilizado em renomadas faculdades internacionais. Nele você utilizará pequenos fragmentos de código para criar o programa em si, precisando apenas uni-los de acordo com a lógica correta para resolver os desafios propostos. O programa inicialmente está composto em três etapas, sendo a primeira chamada de "Hora do Código", a segunda de "Aprendendo a Programar" e a terceira de "Crie seu Jogo para Kinect".

No primeiro caso você precisará resolver alguns desafios com personagens famosos como Angry Birds, Elsa e Ana de Frozen e o esquilo Scrat de A Era do Gelo, bastando apenas seguir os intuitivos tutoriais para preparar os programas sem grandes problemas. O grande destaque fica por conta da possibilidade de visualizar o código pronto assim que tudo estiver terminado, o que dá uma ideia melhor do que cada ação feita gerou.

Subindo o degrau temos o "Aprendendo a Programar", que consiste em algumas vídeo-aulas que buscam desmistificar a dificuldade que muitas pessoas vêem em programação, demonstrando como tudo pode ser bem mais fácil e intuitivo do que se imagina. Novamente teremos alguns desafios propostos que visam fazer as pessoas praticarem aquilo que aprenderam, já que este é conhecidamente o maior segredo de todos para se tornar um bom programador.

Por último, temos a seção onde as pessoas poderão desenvolver seu próprio jogo voltado para o Kinect, sendo utilizada a linguagem de programação Scratch. Com ela, tudo será feito de forma bastante simples e divertida, permitindo assim que as crianças e jovens possam manter o interesse e aprender ao mesmo tempo, ao contrário do que teriam em aulas massantes e repetitivas.

Vale notar que os tutoriais disponíveis para nosso país contam com legendas em português, tendo em vista que são dadas entrevistas sobre o assunto por personalidades como Bill Gates e Mark Zuckerberg, buscando assim demonstrar para todos até onde se pode chegar se realmente houver dedicação a áreas voltadas para computação. Com isto a Microsoft espera melhorar as taxas de desemprego entre os jovens da América Latina, já que dados alarmantes da Organização Internacional do Trabalho apontaram que pelo menos 22 milhões de jovens não estudam nem trabalham, sendo que 40% da população total desta parte do continente é composta por jovens.

Com a capacitação gratuita e o incentivo dado pela Microsoft, é possível que tenhamos alguma mudança neste quadro, porém as pessoas precisam se interessar no assunto para que tudo dê certo, sendo necessário disciplina e foco para dominar esta área cada vez mais competitiva.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: