segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Com apenas 11 anos, 'garoto prodígio' dos games, desenvolve jogos online em Manaus.

Com apenas 11 anos, 'garoto prodígio' dos games, desenvolve jogos online em Manaus.
Com apenas 11 anos, 'garoto prodígio' dos games, desenvolve jogos online em Manaus.
Lucas Limas tem apenas 11 anos e um talento de dar inveja em muitos adultos. Embora não tenha concluído sequer o curso de informática básica, o garoto é capaz de desenvolver games para serem jogados em computadores na rede mundial .

O menino, um pouco tímido, conta que descobriu a habilidade aos nove anos e desde então vem se aperfeiçoando apenas assistindo a vídeos e tutoriais na Internet. “Geralmente eu assisto os vídeos no Youtube e baixo os programas no meu computador. O que eu mais uso é o RPG Maker, que é utilizado para criar jogos profissionais ou testes. Esses jogos estimulam a capacidade de raciocínio e lógica do jogador”, afirma o menino.

Outro detalhe é que Lucas não fala inglês, mas a paixão dele pelos games online o faz entender o mínimo para desenvolver os seus jogos. “Tudo eu pesquiso na Internet. Quando não entendo, recorro para a tradução. Mas hoje em dia, eu já consigo entender quase tudo, então é muito tranquilo para mim”, afirma ele.

Nos últimos dois anos Lucas criou três jogos para a internet. O mais novo deles é o “Lucgouh”, que pode ser baixado em sites de hospedagem e compartilhamentos de arquivos como o 4Shared. Nos primeiros 10 dias de hospedagem, o programa alcançou mais de 200 downloads.

Eu contei para um colega da escola e ele foi espalhando para os outros da turma. Quando eu fui ver, o jogo já tinha mais de 200 downloads. Fiquei até surpreso”, disse ele, que cursa o 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública na Zona Leste.

Como funciona

O “Lucgouh” é um jogo que exige raciocínio lógico e habilidade. Em vez de fases, o jogador supera o nível ao passar por cidades, que são três: Evregue, Harewn e Itisuan.

Na primeira cidade, em Evregue, o jogador vai até um hotel e consegue uma “parceira” virtual. Na saída eles se deparam com seu primeiro inimigo, uma planta carnívora. O jogador e a companheira precisam encontrar meios de destruir o inimigo e, se conseguir, avançar para a próxima etapa, em Harewn.

Nesta etapa, o jogador troca de parceira e vai passar por um deserto, onde encontrará o segundo inimigo: um escorpião gigante. “Aí temos que usar as armas para vencer mais este inimigo e superando ele, passamos para a última e mais difícil fase, a Itisuan”, explicou o garoto.

Na última fase, o jogador encontra com o último parceiro e passa por mais um desafio, que é vencer o “deus maligno”, em um vulcão”. “A proposta é pensar rápido e encontrar as armas certas para vencer. É um jogo que exige muito raciocínio”, complementa.

Menino da periferia fala sobre sonhos

Ser programador de games é que Lucas Lima quer ser quando crescer. Apesar da pouca idade, ele reconhece que ainda precisa de estudos e de especialização para chegar onde quer. “Eu quero continuar fazendo isso porque é o que eu gosto. Sei que preciso me especializar, obter mais experiência para ser um bom profissional. Por isso tenho que estudar”, relata o garoto, que se considera um aluno mediano.“Não sou o pior nem sou o melhor. Mas as minhas notas sempre estão na média. Digamos que eu sou um aluno mais ou menos aplicado”, falou o criador do Lucgouh.

O garoto aprendeu a criar e desenvolver os jogos apenas assistindo a vídeos nas redes sociais, surpreendendo até mesmo a família. Lucas cursa apenas o 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal, em Manaus.

De olho nos smartphones

Lucas Lima sonha alto. O próximo passo dele é desenvolver os games para serem jogados em smartphones, nas plataformas IOS e Android, além dos computadores. “Eu seu que vai ser um pouco mais complicado, mas já estou estudando mecanismos para tornar isso possível”, afirmou ele, que quer seguir a carreira de Programador de games quando crescer. O menino de apenas 11 anos gosta tanto de internet que se transformou, também, em um verdadeiro “youtuber”, que produz vídeo exclusivamente para o site Youtube. No site, Lucas divulga vídeos caseiros ensinando as pessoas a jogarem certos games, além de dar dicas de como usá-los como corretamente. Ele também usa a plataforma para ensinar as pessoas a criarem outros jogos com os desafios.

Blog: Daniela Lima, autonôma e mãe de Lucas

"Fomos pegos de surpresa porque não sabíamos que ele tinha habilidade para isso. Ele começou fazendo jogos simples, mas agora o negócio está ficando mais sério, mais complexo. A gente pergunta como ele aprendeu a fazer esses jogos e ele diz que foi só assistindo a vários vídeos na Internet. O engraçado é que o Lucas não fez nenhum cursos técnico em informática. Ele chegou a iniciar o curso básico, mas não foi adiante, e tudo o que ele aprendeu a fazer foi, exclusivamente, assistindo a esses vídeos no Youtube e outros sites. Acho que ele aprendeu rápido por gostar muito de computadores."





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: