domingo, 16 de agosto de 2015

Por ter descoberto falha no Messenger, estagiário é demitido do Facebook.

Por te descoberto falha no Messenger, estagiário é demitido do Facebook.
Por te descoberto falha no Messenger, estagiário é demitido do Facebook.
Aran Khanna estudou em Harvard e preparava-se para ingressar um estágio na empresa Facebook quando decidiu publicar a aplicação "Marauder's Map". O objetivo desta aplicação era mostrar os dados que o localizador, existente na aplicação Messenger do Facebook, recolhe.

De origem a aplicação Messenger partilha com as pessoas com quem trocamos mensagens a nossa localização. O que Aran descobriu foi que a aplicação não só partilha a localização como também a armazena. Com a aplicação "Marauder's Map", uma extensão do Google Chrome, o estudante conseguiu provar que o Facebook armazenava todos os locais de onde trocamos mensagens.

Um dia após à publicação da aplicação, Aran foi contactado pelo seu futuro orientador de estágio dizendo-lhe que não falasse com a imprensa. Mais tarde, foi novamente contactado pelo departamento de políticas de privacidade e público do Facebook, reforçando a ideia de que não deveria falar com a imprensa. Aran cumpriu e começou a direcionar todas as perguntas para a empresa. No dia seguinte Aran foi contacto para que a aplicação fosse removida, o estudante removeu-a mais atualizou a sua publicação no Medium esclarecendo que tinha sido por pedido do Facebook.

Três dias após a publicação da extensão, e duas horas antes de Aran sair para começar o seu estágio na empresa, foi contactado e informado de que o Facebook iria rescindir o seu estágio de Verão. A justificação que lhe foi dada foi de que teria violado as regras de utilização do site quando procurou as informações necessárias à construção do mapa. Mas segundo Aran a informação que usou está ao dispor de qualquer utilizador do Facebook e não só dos seus empregados.

O nome da aplicação é uma alusão ao "Mapa dos Salteadores" da saga Harry Potter, e faz exatamente o mesmo que o mapa existente nos livros e filmes: uma vez descarregada a extensão para o Chrome era possível aceder à localização de todas as pessoas com quem tivéssemos trocado mensagens. Depois da criação da aplicação Aran divulgou a sua criação no Reddit e no Medium.




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: