sexta-feira, 1 de maio de 2015

Aumenta a influência de um CIO (Diretor de TI) nas decisões das empresas.

Diretores de TI cada vez mais importantes em uma empresa.
Há um rearranjo nas estruturas hierárquicas das organizações. Diretores financeiros, que no passado recente ganharam peso nas decisões de tecnologia da informação, começam a perder influência. Um estudo aponta para uma movimentação dos CIOs – no caso, aqueles que não reportam-se diretamente à presidência das organizações – passando a responder para um líder de estratégia ou para uma matriz de executivos que envolve CEOs e gestores de operações das companhias

Pesquisa recente da revista CIO do Reino Unido revela que 49% dos responsáveis pelo departamento de TI das suas empresas respondem ao principal executivo da corporação. O percentual revela um pequeno avanço sobre os 48% verificados em 2014. Além disso, apenas 19% responde aos CFOs e 24% aos COOs. O restante presta contas a outro líder organizacional.

A análise ressalta uma queda anual significativa no percentual de gestores de TI reportando para gestores financeiros e avanços dos líderes de operações. Há um ano, o volume de CIOs que respondia para CFOs era de 30%, com 10% respondendo para COOs.

Os responsáveis pela pesquisa concordam que, nesse período de transição para um mundo digital é importante que a tecnologia tenha uma linha direta com a chefia da organização como forma de influenciar os rumos do negócio. Os números também indicam uma postura menos orientada a custo por parte das empresas.

O corpo de jurados do CIO 100 concordou que, embora fosse geralmente desejável ter uma linha de comunicação direta com o CEO, a capacidade de influenciar o negócio transcende as linhas de reporte.

O fato de muitos CIOs passarem a ser geridos desde uma posição de estratégica, confirma que a TI já começa a ser menos vista como um centro de custos. Mesmo sem uma linha de comunicação direta, os altos executivos de TI desfrutam de um alto grau de proximidade com o seu CEO.

Cerca de 44% encontram-se com o CEO pelo menos uma vez por semana para discutir a estratégia do negócio. O grau de representação na administração ficou abaixo dos 50% registrados em 2013: caiu para 37%, apesar de 93% dizerem que pertencem a algum tipo de corpo gestor ou do conselho de liderança. Em 2013, 78% dos CIO disseram ter  assento em um grupo “de liderança nas decisões de negócios”. Fonte: cio.com.br




> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: