quinta-feira, 9 de abril de 2015

Carreiras de TI: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Tecnólogo em ADS.
O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional que analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas de informação. Para tanto, ele trabalha com ferramentas, equipamentos e dispositivos de tecnologia da informação, sempre apoiado em metodologia de projetos para o desenvolvimento de sistemas. Detentor de raciocínio lógico, mediante o uso de linguagens de programação, sólido conhecimento tecnológico e melhores práticas em projetos, será capaz de reconhecer oportunidades de melhoria nos negócios com o uso da tecnologia, sempre preocupado com a qualidade, a usabilidade, a robustez, a integridade e a segurança de sistemas e aplicativos computacionais. (Bandtec)

No mercado, o profissional será o responsável pela programação de computadores, atualização constante de sistemas para manter a produtividade da empresa em dia, implantação de sistemas específicos em uma empresa, ou até mesmo ao desenho e programação de um sistema novo, elaborando estruturas e software compatíveis com o que determinada empresa precisa.

O curso também envolve noções de gerenciamento e administração e pode ser indicado para quem deseja criar um negócio próprio, como uma startup. O profissional mais experiente também pode se dedicar à área de consultoria de sistemas de informação junto a empresas, atuando como consultor de softwares e soluções para empresas que querem otimizar sua cadeia de produção através da TI.

Assim como em outros cursos de TI, uma das recomendações do aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é que já procure estagiar a partir do primeiro ano, para evitar ficar defasado quando chegar ao mercado com a formação apenas acadêmica. "A faculdade dá um conhecimento bem focado para o mercado, se ele começar a estagiar cedo, com certeza o conhecimento dele passa a ser bem mais amplo". Ao sair da faculdade, é importante que o profissional também fique atento sobre novas linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento de software, para não ficar para trás.

Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem continuar seus estudos através de uma pós-graduação (Mestrado e Doutorado) ou fazendo cursos de especialização. "A certificação do profissional é essencial para o mercado, assim como um bom inglês também". (Canaltech)

Duração do Curso: de 2 a 3 anos.

Mercado de trabalho: Ramo bancário, montadoras, empresas de telefonia, pequenas e médias empresas, empresas que prestam serviços de TI

Salário inicial: R$ 1.170,00 (Sindpd)

Expectativa salarial: até R$ 15 mil





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: