quinta-feira, 19 de março de 2015

Tecnologia da Informação é a carreira do momento no Estado do Rio de Janeiro.

O mercado de trabalho no Rio de Janeiro voltado para a área de Tecnologia da Informação (TI) continuará aquecido em 2015, impulsionado pela proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, pelo desenvolvimento da indústria de petróleo e gás e pela evolução do setor de serviços. A previsão é que a demanda por profissionais especializados aumente, no mínimo, 8% no estado

Rio vive bom momento na TI.
O número reflete um aspecto positivo deste segmento: mesmo com incertezas que rondam a economia brasileira, a estagnação na área de TI é algo hoje impensável pelos especialistas.

Segundo maior mercado de TI do Brasil, o Rio de Janeiro conta com 3.103 estabelecimentos voltados para o setor, número que cresce a uma média de 6,4% a cada ano. Muitas oportunidades de emprego nessa área estão concentradas em Campos, no Norte Fluminense, que apresentou, entre 2007 e 2013, a maior quantidade de empresas de TI criadas no estado (22,2%), seguido por Macaé e Petrópolis, ambos com 10%. A capital vem em sequência, com 6,3%. Os dados fazem parte de um estudo realizado pelo Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio).

O presidente do TI Rio, Benito Paret, informa que, nos últimos anos, centenas de empregos desembarcaram no Rio de Janeiro por conta dos investimentos ligados ao pré-sal e à realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, existe o setor de serviços e varejo que evolui e quer ganhar competitividade.

"Isso gerou uma demanda enorme por profissionais de TI, pois essas empresas precisam estabelecer sistemas e cuidar da segurança da rede", diz. Hoje, o Rio de Janeiro conta com pouco mais de 49 mil funcionários atuando nesse setor. Um dos pontos fortes do estado são os centros de qualificação de mão de obra para atuar em Tecnologia da Informação.

O Rio de Janeiro é considerado um polo de formação de especialistas - existe no estado um grande número de cursos universitários, além de laboratórios e parques tecnológicos que abrigam empresas de TI e empregam profissionais. De acordo com os dados do TI Rio, a formação de profissionais qualificados deste segmento no Rio de Janeiro apresentou bom crescimento nos últimos anos.

Na comparação entre 2007 e 2013, o número de alunos matriculados em cursos de bacharel/licenciatura em TI passou de 1 mil para 1,5 mil. Já o número de tecnólogos subiu de 2,1 mil para 2,8 mil. Entre 2006 e 2012, por exemplo, a quantidade  de cursos de bacharelado cresceu de 74 para 86 no estado.

Fonte: TI Rio





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: