sábado, 20 de dezembro de 2014

Seis habilidades profissionais que serão valorizadas em 2015.

Quais habilidades os profissionais de TI deveriam acrescentar em suas “caixas de ferramentas” nos próximos doze meses? Para descobrir a resposta a essa pergunta, a CIO.com indagou especialistas e tentou direcionar o comportamento e interesse das organizações na busca por colaboradores – indicando quais serão mais procurados e bem pagos. A ideia, com isso, é também ajudar no direcionamento da carreira para o médio e longo prazo. 

David Foote, analista e líder de uma consultoria que leva seu sobrenome, preparou um questionário e coletou informações junto a 734 profissionais. Abaixo, ele lista as habilidades mais valorizadas no próximo ano.  

1. Nuvem – A adoção tecnologias em nuvem segue uma escalada constante. Aos poucos, o modelo passa a uma posição de protagonista dentro das organizações, com algumas consultorias indicando que cloud já faz parte da rotina de 90% dos departamentos de TI mundo afora. “As empresas descobriram, de fato, a computação em nuvem há cerca de quatro anos e o contexto tem sido volátil desde então. Agora: as companhias vão continuar a investir em cloud? A resposta é ‘sim’”, enfatiza Foote, reforçando que trata-se de uma área que puxará a contratação de pessoas que tenham talento e habilidade nesse quesito. 


2. Arquitetura – À medida que novos conceitos avançam, as estruturas organizacionais e sistêmicas ganham ainda mais complexidade. Com isso, as companhias passam a se preocupar mais em criar uma arquitetura eficiente que permita adicionar valor e velocidade a operações. 

“Sabemos que muitas empresas estão transformando suas estruturas e arquiteturas tecnológicas de maneira intensa. Nesse caso, tem contratado muitos arquitetos para os processos de reestruturação de negócios e isso é algo que não pode ser ignorado”, direciona o especialista. 


3. Big data – Extrair inteligência de grandes volumes de dados é atrativo às organizações por diversos motivos. Infelizmente, algumas empresas mergulharam nas promessas do hype no passado e não colheram os benefícios apontados – o que as fez adotar uma postura mais conservadora. 

Contudo, com o amadurecimento e solidificação do conceito, a habilidade em big data retoma importância para as companhias, acredita Foote, que espera crescimento significativo na contratação/valorização de profissionais com esse perfil em 2015. 

Logo, adicionar conhecimentos nessa frente ao seu currículo, muito provavelmente, fará de você um profissional mais valorizado. 


4. Design de aplicação – Desenvolvimento de aplicações segue como uma área quente. A demanda toca profissionais com habilidade de criarem sistemas tanto para dispositivos móveis quanto para computadores “tradicionais”. Para não ficar em um discurso muito vago, Foote sugere duas frentes para direcionar o foco: JavaFX e interface/experiência dos usuários. As organizações tendem a alavancarem suas estratégias digitais no futuro, o que demandará pessoas com conhecimento em design. 


5. Segurança – Os acontecimentos de 2014 ligaram sinais de alerta nas empresas para o próximo ano. A lista de companhias atacadas por cibercriminosos traz nomes como Sony, eBay e Target. “Segurança é uma habilidade em ascensão”, comenta o especialista, prevendo que o tema chegará ao mainstream ainda em 2015. 


6. Gestão, processo e metodologia – Saber elementos de gestão de projetos figura como um elemento fundamental nas tarefas de TI. O especialista avalia que essa continuará sendo uma habilidade valorizada no próximo ano. O mesmo vale para o conhecimento de algumas metodologias que ajudem a garantir entregas e melhorias nas operações de tecnologia.





> Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação
> Fundada em 13 de Outubro de 2011
> E-mail: comunidadebsi@gmail.com
Local: Manaus, Amazonas, Brasil.

‍



Geeks Online: