quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Liderança e Gestão o que diferencia uma da outra?

Há provavelmente tantas definições de liderança quanto pessoas interessadas no assunto. Muitos de nós formamos nossos pensamentos e definições baseados no que nos dizem as pessoas à nossa volta. Para muitas delas, a imagem de liderança vem carregada de poder formal e autoridade. Para outras, remete à visão de oradores eloquentes que inspiram com palavras e pensamentos. Cada indivíduo traz sua personalidade única e talentos para sua posição de liderança. Mas, um bom ponto de partida para definir liderança é separá-la de gestão.
Liderança foca em ajudar as pessoas a entenderem para onde o time está indo e por que tal destino foi escolhido. Gestão ajuda as pessoas a entenderem como ajustar o curso para chegar até o destino definido.
Muitas pessoas vão dizer que uma boa liderança vale mais para o sucesso de uma empresa do que uma excelente gestão. É o mesmo que dizer que velocidade é mais importante para um atleta que a força. A verdade é que ambos são críticos para o sucesso.
Nesses quase 34 anos em que trabalhei na indústria, percebi o quão raro é um gestor excelente e como ele raramente é apreciado e recompensado. Em muitas organizações, quando um indivíduo contribui com excelência é logo promovidos para uma posição de gestão. A conclusão é a de que se alguém é excelente numa área operacional está naturalmente capacitado a gerir outros indivíduos da mesma área. Nada poderia ser menos verdadeiro.
Embora existam algumas pessoas que podem facilmente dar esse salto, excelência em uma área e habilidade para gerenciar pessoas da mesma área são dois conjuntos bem diferentes de qualificação.
Nesse meu trabalho em TI tem sido doloroso ver profissionais muito talentosos tecnicamente, que entraram nesse campo por conta de certos conhecimentos e habilidades, serem convidados a atuar de forma pouco familiar e natural, gerenciando os esforços de outros profissionais técnicos.
Minha experiência diz que há escassez de gestores de qualidade. Pessoas que possam ajudar times a executar e a entregar resultados são um bem precioso. Muitas organizações não valorizam ou recompensam gestores. No entanto, sem eles, jamais poderiam ter alcançado o sucesso.
Portanto, nessa nossa discussão sobre liderança vs gestão, pretendo ser bem claro: valorizo ambas as qualidades, lembrando que são bem diferentes.
Três perguntas
Acredito que o jeito mais simples de diferenciar liderança e gestão é identificar três perguntas que precisam ser respondidas pelos times para terem sucesso. As duas primeiras estão ligadas à liderança. A terceira, à gestão.

Pergunta 1: Para onde estamos indo?
A primeira questão a ser respondida por um líder é “para onde estamos indo”
A essência da liderança é definir a direção da organização. Um líder deve trabalhar com seu time para explicar a eles o seu destino.
Há um ditado antigo que diz que se você não sabe para onde está indo, pode não gostar de onde vai chegar! Saber onde está indo e comunicar essa direção para seu time é a primeira responsabilidade de um líder.
Muitos livros que li abordam esse tópico quando falam de liderança. Eles acreditam que a responsabilidade primária de um líder é determinar e comunicar ao time qual é o destino.
Pessoalmente, acredito que existe uma segunda pergunta que precisa ser respondida pelos líderes.
Pergunta 2: Por que nós estamos indo para lá?
Para conseguir o apoio de uma pessoa para uma visão compartilhada é necessário que ela “compre” a ideia do que você está tentando fazer. Uma boa forma de conseguir que isso aconteça é responder por que planeja ir naquela direção. Quando estava subindo na carreira de gestão, o trabalho era muito claro. Como membro do time, era cobrado a fazer aquilo que o chefe pedia, simplesmente. Sem questionamentos!
Mas as coisas mudaram. Muitos de nós lideramos exércitos “voluntários”! As pessoas podem procurar e escolher dentre muitas oportunidades e empregadores.
Se você realmente espera conseguir envolver as pessoas ao seu redor e conseguir grandes realizações, precisa ajudá-las a enxergar os motivos que o levaram a planejar a rota e e qual o destino esperado se ela for seguida conforme o planejado.
Ao definir o curso e explicar porque você está voltando-se para a direção escolhida, todo líder deve se preparar para responder duas partes da pergunta: por que você, como líder, planeja ir para esse destino e por que todos devem acompanhá-lo.
A segunda parte da questão pode ser ainda mais importante para as pessoas que lidera. A conclusão é que muitos querem que você explique “o que há lá para elas.” Por que, dentre todos os lugares possíveis, esse, particularmente, foi o escolhido. O que, desse destino, o tornou especial, diferente, importante? O que, sobre esse destino, o inspirou e deu energias para colocar os esforços necessários para chegar lá? Por que elas deveriam querer ir para lá com você? O que, nessa jornada, atende às suas necessidades, esperanças, sonhos e desejos?
Supondo que caso você consiga criar o mesmo nível de motivação e excitação neles que existe em você, obterá em troca muito mais energia com menos esforço.
Grandes objetivos requerem grande esforço e grande paixão. Conseguir pessoas envolvidas nas possibilidades, é crítico para a criação desse tipo de envolvimento.
Pergunta 3: Como chegaremos lá?
Uma vez que o líder tenha articulado a visão de onde o time está indo e porque as pessoas deveriam estar animadas em irem para lá, a gestão precisa assegurar que o time execute a estratégia. É trabalho dos gestores ajudar a desenhar o plano de como sair de um ponto para chegar a outro. Essa conquista depende, em parte, da definição do trajeto a ser feito para o destino escolhido.
Já a gestão é responsável por trabalhar com o time para identificar e planejar os passos necessários para ir de um lugar ao outro. Os gerentes precisam trabalhar com seus times para guiar, suportar e prover as ferramentas, orientação, motivação e reconhecimento que construirão a ponte entre o agora e o  futuro. 
(*) Larry Bonfante é CIO da Bench Coach

Via: Cio.com.br






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